Diário Mais

Entenda porque o Brasil não está totalmente livre de ter um furacão

As chances são mínimas, porém, não são zeradas, como muitos, sem conhecimento, defendem

Jeferson Marques

Publicado em 09/10/2024 às 13:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Apesar das chances serem quase nulas, Brasil não está 100% livre de furacões / Foto de ALTEREDSNAPS/Pexels

Continua depois da publicidade

Muitas pessoas, sem o devido conhecimento, defendem a ideia de que o Brasil está livre de sofrer com furacões e jamais viverá o que os Estados Unidos, por exemplo, vivem hoje, com a chegada do furacão Milton, em categoria 5 - a mais grave e destruidora -.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

É claro que a chance de um furacão passar ou se formar pelo Brasil é mínima. Todavia, ela não chega a ser zero, e as atuais mudanças climáticas podem combinar fatores para isso - mesmo que, ainda, com possibilidades remotas -.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Furacão Milton fica mais forte e Disney se preocupa com estrutura de seus parques

• Furacão Helene deixa parte da América do Norte e Central em alerta

Conforme citamos acima, um furacão não se forma apenas por condição única. Uma série de fatores precisam se combinar para que este monstro da natureza ganhe vida.

O ingrediente principal para se formar um furacão são águas quentes. Depois temos o calor e, por último, a umidade. São 3 itens que, combinados, entregam a receita do caos.

Continua depois da publicidade

Um furacão se forma através da energia térmica liberada quando o ar, extremamente úmido, sobe para as camadas mais altas da atmosfera, entrando em condensação.

É por isso que, ao se aproximarem do continente, a tendência é a dos furacões perderem um pouco sua força destrutiva, pois a oferta de umidade e calor é menor do que nos oceanos.

As águas mais quentes do Brasil estão no Nordeste e, mesmo assim, sua temperatura não passa dos 25º C. Para a formação de um furacão essa mesma temperatura precisa ser um pouco maior e passar dos 27º C.

Continua depois da publicidade

Além disso, o furacão precisa de vento e velocidade em constância e estável com a altura da atmosfera, o que não é muito comum no Brasil, já que, por aqui, as forças do vento são em sentidos contrários, deformados e com muitos cortes, as conhecidas "tesouras de vento", o que, por sí só, não permitem que esse fenômeno cresça.

Michael Pantera, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergência de São Paulo, disse à BBC que não se pode dar 100% de segurança sobre o Brasil não ter furacões nos próximos anos, já que o aquecimento global tem feito mudanças no clima do planeta significativas e que podem, sim, influenciar na combinação de fatores.

*Com informações da BBC, Climatempo e Centro de Gerenciamento de Emergência de SP

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software