Diário Mais

Entenda porque este novembro não será tão quente quanto o do ano passado

Em comparação com novembro de 2023, o mês esta apresentando temporais e chuvas frequentes

Ana Clara Durazzo

Publicado em 11/11/2024 às 10:47

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Neste ano, o mês começou com chuvas frequentes e temperaturas mais baixas / Unsplash

Continua depois da publicidade

No ano passado, nesta época do ano, o Centro Oeste e o Sudeste do Brasil enfrentavam temperaturas acima de 40°C, com ar seco e baixos níveis de umidade do ar. Neste ano, o mês começou com chuvas frequentes e temperaturas mais baixas. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O calor acima dos 40°C agora está atingindo locais no interior do Nordeste e em Roraima, onde é comum fazer esse clima nesta época do ano.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Quem irritou São Pedro? Chuva volta ao litoral de SP e deve até alugar um quartinho

• Chuva continuará castigando o litoral de SP durante a semana, dizem meteorologistas

• Finados terá tempo firme no litoral de SP, mas chuva chega domingo e vai durar dias

Explicação

Na segunda quinzena de outubro, uma grande mudança na circulação de vento e na pressão atmosférica começou a ocorrer no interior do Brasil. Dessa forma, muitas áreas de chuva foram formadas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

O sistema de alta pressão atmosférica que causava o ar muito seco e inibia o crescimento de nuvens de chuva enfraqueceu e se afastou dessas regiões do país.

Continua depois da publicidade

As chuvas frequentes e temporais que vem atingindo o Brasil são mais normais do que altas temperaturas neste mês de novembro.

Novembro de 2023

No ano passado, o El Niño dominava o clima global, contribuindo para as fortes ondas de calor no Brasil. A cidade de Araçuaí, em Minas Gerais, registrou 44,8 °C, a maior temperatura já registrada no Brasil. A cidade de São Paulo registrou 37,7° C, a maior temperatura para um dia de novembro e a segunda maior já observada desde 1943.

Já o Sul do Brasil registrou grandes volumes de chuva. Alguns pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram quase 600 milímetros.

Continua depois da publicidade

Em novembro de 2024, o El Niño não passará pelo país e a tendencia de resfriamento ajuda a formar corredores de umidade sobre o Brasil.

A grande quantidade de nebulosidade e a chuva frequente no Sudeste, Centro-Oeste e também em áreas da Região Sul do país impede que o ar esquente excessivamente e as temperaturas alcancem valores extremos.
Pelo menos até o começo da segunda quinzena de novembro de 2024, o padrão de tempo úmido e chuva frequente será comum na maior parte do Brasil. Áreas do Nordeste ou de Roraima continuarão com o ar abafado e calor, com temperaturas acima de 40°C.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software