A cidade de Santos está localizada em uma região com um histórico geológico complexo / Carlos Nogueira/Divulgação Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
A cor escura da água da Praia de Santos, no litoral de SP, é um detalhe frequentemente observado por moradores e turistas. Muitos acham que o tom mais escuro é sinal de sujeira e poluição, mas esse não é o motivo.
O tom escuro da água é o resultado de uma combinação de fatores geológicos e ambientais. A principal razão é a presença de materiais orgânicos, como resíduos de decomposição, por exemplo, de folhas e galhos, vindo de mangue, que acabam sendo transportados para a praia por meio de rios e correntes marítimas.
Continua depois da publicidade
A cidade de Santos está localizada em uma região com um histórico geológico complexo, e tem a presença de material mineral escuro que tem origem nas rochas da Serra do Mar, uma cadeia montanhosa que se estende ao longo do litoral paulista.
Muitos ainda acreditam que o tom escuro tenha a ver com a poluição ou a sujeira, porém, elas não têm relação e nem influência na coloração da água. Mesmo que, infelizmente, isso afete negativamente na qualidade para os banhistas.
Continua depois da publicidade
A coloração da areia também pode ser influenciada por fatores ambientais adicionais, como a presença de matéria orgânica e outros sedimentos que podem alterar ligeiramente a cor.
As areias escuras da Praia de Santos são um reflexo da rica geologia da região, marcada pela presença de minerais escuros e pela dinâmica dos processos naturais que moldam a praia.
Continua depois da publicidade