Meteorologia explica fenômeno e prevê mudança do clima no fim de semana / Arquivo/Divulgação
Continua depois da publicidade
Nos últimos dias, o litoral de São Paulo tem enfrentado um fenômeno incomum: a formação de neblinas densas. Essas neblinas reduzem a visibilidade nas estradas e no mar, afetando a navegação de balsas e navios, além de obscurecer o sol. Em algumas ocasiões, a neblina na Baixada Santista aparece pela manhã e se dissipa, mas retorna no final da tarde. Nesta quinta-feira (22), a neblina persistiu até a tarde, o que é raro.
De acordo com o site ClimaTempo, a estabilidade atmosférica recente, causada por uma forte massa de ar quente no Sul e Sudeste, manteve a região relativamente tranquila. Contudo, uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil, agitando a atmosfera e provocando ventos que misturam o ar.
Continua depois da publicidade
A previsão é que essa frente fria atinja o litoral paulista na sexta-feira, trazendo chuva, ventos moderados e uma queda na temperatura durante o fim de semana. Assim, o tempo seco deve dar trégua.
Vídeos compartilhados por moradores de São Sebastião nas redes sociais mostram a densa neblina que cobria a região até as 14h.
Continua depois da publicidade
Esse tipo de neblina se forma quando há um grande contraste térmico entre o ar e a superfície do mar, que nos últimos dias estava significativamente mais fria que o ar extremamente quente sobre o continente.
Imagens de satélite revelam a neblina na Baixada Santista como uma espessa camada de nuvens baixas cobrindo apenas o litoral, destacando o contraste climático que tem causado o fenômeno.
Em um compilado de imagens registradas pela equipe do Diário do Litoral e enviada por leitores é possível notar o nevoeiro engolindo prédios e residências. Ademais, o fenômeno natural causou interrupção no sistema de travessia de balsa.
Continua depois da publicidade
Por fim, a meteorologia prevê uma virada no tempo para o fim de semana. As temperaturas ficarão consideravelmente mais baixas do que as experimentadas nos últimos dias na região.
Continua depois da publicidade