Atriz Gal Gadot alegou ter sofrido TVC, no começo deste ano / Instagram/Reprodução
Continua depois da publicidade
No último domingo (29), a atriz Gal Gadot (interprete da Mulher-Maravilha) chocou a internet ao revelar que em fevereiro deste ano, durante o oitavo mês de sua gestação de sua quarta filha, teve um coágulo no cérebro.
Segundo a atriz israelense, durante algumas semanas ela estava enfrentando fortes dores de cabeça, onde através de uma ressonância magnética foi constatado o diagnóstico.
Continua depois da publicidade
Com isso, ela foi levada ao hospital e teve de realizar uma cirurgia de emergência. Nesta situação, sua filha nasceu. Mesmo sem relevar detalhes do seu tratamento, ela afirmou ter se recuperado.
Gadot foi diagnosticada com TVC (Trombose Venosa Cerebral), que acontece em 3 a cada 100 mil mulheres grávidas acima dos 30 anos.
Continua depois da publicidade
A condição de ordem vascular afeta o cérebro, quando existe uma má formação de um trombo (coágulo) em uma veia do próprio. Esse coágulo pode interromper o fluxo sanguíneo, gerando morte de tecido cerebral ou causar hemorragias.
Mesmo sendo uma condição rara, ela aumenta a chance de ocorrência no período de gravidez, pois durante esta fase a um aumento natural da coagulação sanguínea devido a flutuações hormonais.
Inclusive ainda há a possibilidade do crescimento do útero resultar em uma compressão vascular, que também contribui para a formação de trombos.
Continua depois da publicidade
Além disso, obesidade, gravidez de múltiplos e pré-eclâmpsia podem aumentar ainda mais as chances de TVC.
Durante a TVC, a pessoa demonstra sintomas como dor de cabeça aguda e persistente, enjoo e vômitos, convulsões, dificuldades de fala, fraqueza em parte do copo e alterações de consciência.
Como se trata de uma condição de emergência médica, o ideal é procurar um pronto-socorro caso os sintomas citados apareçam.
Continua depois da publicidade