Eletrodomésticos costumam sofrer muito com a maresia / Foto de Quoc Nguyen/Pexels
Continua depois da publicidade
Quanto mais perto da praia, mais ela ataca. Você pode não vê-la, mas ela está ali, agindo, aos poucos. A maresia é o grande pesadelo de pessoas que residem próximas ao mar, assim como acontece no litoral de SP. Mas, afinal de contas, de onde ela vem e como se proteger de seus efeitos corrosivos?
A maresia nada mais é do que uma espécie de névoa úmida formada por gotículas de água a cada vez que as ondas dio mar "quebram". Ele é composta principalmente de sal e de outros elementos com grande poder corrosivo, que se torna o grande pesadelo de quem mora perto das praias, como no litoral de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Estima-se que a maresia possa alcançar até 3 quilômetros de distância do mar, a depender de situações climáticas específicas. No calor, com o tempo mais seco, esse alcance tende a ser menor. Com a formação de ressacas, por exemplo, acompanhadas de ventos, este mesmo alcance por chegar a até 6 quilômetros do mar.
Tudo o que tiver metal pode ser destruído pela maresia.
Continua depois da publicidade
Desde geladeiras, fogões, microondas, garfos, facas, colheres, aparelhos eletrônicos diversos, portões, grades, motos, bicicletas, carros e até o concreto armado, que consegue ser penetrado pela maresia através de seus poros, causando ferrugem no metal interior e, com o tempo, abrindo trincas ou rachaduras mais severas.
Em primeiro lugar, mantenha seus equipamentos sempre limpos, pois a sujeira e o pó, junto à maresia, aceleram o processo de degradação.
Se não usar os aparelhos com frequência, cubra-os com capas protetoras bem vedadas. Isso serve também para carros, motos e bicicletas.
Continua depois da publicidade
Arranhões são pontos de entrada para a maresia. Lixe-os e os pinte rapidamente.
Nos veículos ou bicicletas, use ceras protetoras. Também há produtos específicos para proteger os portões, por exemplo.
Se for possível, prefira comprar aparelhos ou utensílios de aço inoxidável.
Continua depois da publicidade