Seu nome original é Mauro e ele foi aprendiz de São Bento, o grande padroeiro da Europa / DIvulgação
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira (15/01), é celebrado o Dia de Santo Amaro, padroeiro da cidade de Guarujá. Mas você sabe qual a explicação por trás disso? O Diário do Litoral te conta.
Em suma, Santo Amaro viveu na reta final do Império Romano, por volta dos anos 500. Ele se tornou uma figura marcante por conta da obediência a Deus.
Seu nome original é Mauro e ele foi aprendiz de São Bento, o grande padroeiro da Europa.
Continua depois da publicidade
O milagre que o transformou em um grande nome da religião cristã quase foi uma tragédia familiar. Certo dia, seu irmão estava se afogando, aos gritos de desespero de seu mestre, Mauro não pensou duas vezes e conseguiu puxar seu parente pelos cabelos.
No entanto, para conseguir tal objetivo, ele caminhou pela água. A ação foi comparada ao feito de apóstolo Pedro, que caminhou sobre a água do Lago de Tiberíades.
O local onde Guarujá está instalada se chama Ilha de Santo Amaro. A primeira manifestação religiosa a ele na Pérola do Atlântico foi em 1545. Na ocasião, uma capela foi erguida para o santo.
Por conta dos mais de 300 anos de devoção a Santo Amaro, ele se tornou o grande padroeiro do município.
Em 1939, um incêndio tomou conta de uma pequena capela. Apesar da destruição do lugar, a imagem de adoração ficou totalmente intacta e sem nenhum vestígio do problema.
Continua depois da publicidade