Diário Mais

Entenda o 'déjà-vu', sensação de já ter vivido uma cena

Em algum momento da vida todos passarão por este momento

Jeferson Marques

Publicado em 23/02/2024 às 15:20

Atualizado em 23/02/2024 às 16:05

Compartilhe:

Segundo especialistas ter um déjà-vu pode indicar que a pessoa tem propensão à epilepsia / Foto de Elīna Arāja/Pexels

Você está sentado no sofá conversando com seu amigo e, de repente, percebe que já viveu aquela situação? Tem a sensação de que aquele trecho da conversa, naquele ambiente, já aconteceu antes? Apesar de ser algo estranho, existe uma explicação científica para o déjà-vu.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo especialistas ter um déjà-vu pode indicar que a pessoa tem propensão à epilepsia ou está atravessando uma crise de ansiedade muito forte. O que está envolvido aqui é uma região do cérebro chamada de hipocampo, que fica no lobo temporal, e que é responsável pelo processamento das memórias.

Em 2016, o jornal The Quarterly Journal of Experimental Psychology publicou uma pesquisa que apontava que a sensação ocorre quando o cérebro ativa sinais que buscam por "erros de memória". Em suma, a "falha" ocorre quando o cérebro checa se houve algum problema entre o que estamos vivendo no momento e o que achamos que vivemos.

Sendo assim, ter um déjà-vu indica que a sua saúde cerebral está em dia e que dificilmente você vai confundir fatos do presente e do passado. Porém, pessoas que sofrem com epilepsia tendem a ter crises em forma de déjà-vu, portanto, se os seus episódios forem constantes, é bom procurar um neurologista para exames complementares.

Quando a crise de ansiedade é muito forte, duradoura ou aguda, episódios de déjà-vu podem acontecer mais vezes, pois o sistema nervoso fará um espécie de "superativação" cerebral, e os comandos de "busca de erros" na memória podem ser mais repetitivos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Cidade do Litoral de SP recebe relíquias da maior santa dos tempos modernos

Ação também contará com carreata, missas e vigília

Polícia

Esposa e irmã de Igor Peretto são presas no Litoral de SP

Na última segunda-feira (2), Rafaela e Mário tiveram a prisão temporária decretada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter