A decisão de mudar o nome começou a ser considerada ainda em 2016 / Divulgação
Continua depois da publicidade
A empresa santista ModalGR, especializada em tecnologia voltada ao setor portuário, anunciou uma nova fase de sua trajetória. A partir de agora, a marca passa a se chamar Mosten, em um movimento de rebranding que reflete o crescimento da empresa além das fronteiras do setor logístico e do Porto de Santos, onde nasceu há dez anos.
A mudança simboliza uma virada estratégica. Além de consolidar sua presença no mercado internacional, com sede em Portugal, a Mosten amplia sua atuação para áreas como fintechs, varejo e agronegócio.
Continua depois da publicidade
A proposta é oferecer soluções tecnológicas sob medida, mais ágeis e seguras, para empresas no Brasil e no exterior.
A decisão de mudar o nome começou a ser considerada ainda em 2016, quando a recusa de uma grande rede do setor de beleza levantou dúvidas sobre o posicionamento da então ModalGR.
Continua depois da publicidade
Mesmo com um portfólio diversificado, o nome ainda remetia exclusivamente à área portuária e logística, o que dificultava negociações com outros segmentos.
Com o crescimento da operação e a expansão internacional em 2023, com a abertura de uma unidade em Évora, Portugal, a necessidade de uma identidade mais universal e facilmente pronunciável se tornou ainda mais evidente. Assim nasceu a Mosten, uma marca que remete à excelência e à ideia de ser “o maior”.
Entre os destaques do portfólio da empresa estão o sistema de controle de acesso desenvolvido para o Terminal Concais, no Porto de Santos, que eliminou registros manuais e reduziu o tempo de liberação, e a criação de uma plataforma de e-commerce para a Stellantis, que resultou em um aumento de 6% nas vendas.
Continua depois da publicidade
A Mosten também atendeu o banco BTG Pactual com o desenvolvimento de uma plataforma para um fundo de criptomoedas, oferecendo ferramentas de segurança e identificação de inconsistências de dados.
Além da nova marca, a Mosten prepara uma mudança física: em 2025, a empresa deixa o espaço atual em prédio comercial para ocupar um imóvel próprio no centro histórico de Santos.
A nova sede acompanha os planos de expansão, que incluem a abertura de 100 novas vagas, principalmente na área de tecnologia.
Continua depois da publicidade
Mantendo a proximidade com os clientes como um dos pilares do negócio, a empresa segue enraizada em Santos, mas com uma visão voltada para soluções inovadoras e personalizadas em escala global.