Urinar em pé ou sentado? A medicina explica / Foto de Wolrider Yurtseven/Pexels
Continua depois da publicidade
Em pé ou sentado? Afinal de contas, existe uma posição certa, ou seja, mais favorável à saúde do homem na hora de urinar? A resposta é sim.
Em entrevista ao portal do médico Dráuzio Varella, o renomado urologista Caio Henrique Rios Borduque disse que o homem deve urinar sentado, principalmente dos 50+ ou que possuem algum problema para esvaziar a bexiga ou inchaço na próstata.
Continua depois da publicidade
O especialista comenta que urinar sentado facilita a eliminação da urina, já que seu fluxo é mais favorecido e possibilita um esvaziamento completo da bexiga.
Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, também concluíram que urinar sentado é o ideal para os homens. Eles citam que, além do fluxo urinário ser melhor (como já havia dito o Dr. Borduque), o fator "higiene" também é destacado, já que evita respingos em roupas, no chão e no próprio vaso sanitário, e ainda mantém a próstata relaxada, o que melhora a vida sexual.
Continua depois da publicidade
Há uma preocupação quando se usam banheiros públicos e o medo de se sentar em seus vasos sanitários, mas Borduque garante que o risco de se pegar uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) é zero.
"O nome já diz, sexualmente transmissível, mas isso não significa que você deva sentar diretamente nos vasos sanitários dos banheiros públicos, pois há risco de se contrair bactérias, por exemplo. Tente forrar toda a borda do vaso com papel higiênico antes de sentar", aconselha.
É importante ressaltar que para homens mais jovens e sem condições urinárias graves, urinar em pé não trará grandes consequências para a saúde, mas urinar sentado preserva todo o trato urinário, a musculatura pélvica, a próstata, colabora com a higiene e pode, sim, prevenir problemas futuros.
Continua depois da publicidade
Para finalizar, já que estamos falando também de banheiros, se no seu aí de casa estiver cheio de umas moscas cinzas, saiba que isso não é bom sinal, viu? Dá uma lida nessa reportagem e entenda melhor essa história.