Diário Mais
Tradicionalmente, no dia 18 de abril, as famílias costumam comer pratos feitos de peixe, evitando carnes vermelhas e brancas
Na Sexta-feira Santa, católicos evitam comer carne vermelha ou frango, em respeito a Jesus, que foi morto e crucificado / Freepik
Continua depois da publicidade
No dia 18 de abril, é comemorada a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão. Nesse dia, as famílias costumam comer pratos feitos de peixe, evitando carnes vermelhas e brancas.
Apesar do ato ser comum na Páscoa, muitas pessoas não sabem o porquê dessa ação.
Continua depois da publicidade
Na Sexta-feira Santa, católicos evitam comer carne vermelha ou frango, em respeito a Jesus, que foi morto e crucificado. É uma forma de se preparar espiritualmente para a Páscoa, recordando seu sacrifício.
Por ser um dia de penitência, a ordem de não comer carne neste dia surgiu como forma de unificar o ritual para todos os fieis. A Igreja recomenda, na verdade, que seja feita abstinência de carnes vermelhas e brancas durante todas as sextas-feiras da Quaresma.
Continua depois da publicidade
Além disso, os fieis também são incentivados ao jejum, que é definido pela Igreja como 'uma refeição mais duas refeições menores que juntas não excedem em quantidade a refeição principal'.
A abstinência e o jejum simbolizam o sangue derramado e o corpo de Jesus, sendo uma forma de expressar arrependimento dos pecados e devoção.
A Páscoa é celebrada no dia 20 de abril, para comemorar a ressurreição de Jesus. Nesse feriado, as famílias costumam comer peixes e massas sem carne.
Continua depois da publicidade
O prato é um clássico da culinária portuguesa, combinando bacalhau, batatas, cebolas, azeitonas e ovos cozidos.
O Diário do Litoral preparou uma matéria com três receitas de bacalhau para a Semana Santa que são sucesso garantido.
O prato brasileiro é cheio de sabor e é feito com peixe cozido em um ensopado de leite de coco, azeite de dendê, tomates, cebolas e pimentões.
Continua depois da publicidade
Uma opção para toda a família, essa receita leva bacalhau desfiado, coberto com purê de batatas e acompanha batata palha.
Essa opção prática e saborosa é feita com molho branco e 4 queijos. É uma excelente opção para quem não gosta de peixe.