Café moído teve uma alta no preço de 40% em 2024 / Pexels/Caio
Continua depois da publicidade
Quem está acostumado a tomar aquele 'cafezinho' de todo dia sabe que o preço do produto no mercado está bem alto. Só em 2024, o café moído teve um aumento de 46% nas gônodlas do varejo. Esse crescimento impacta diretamente o bolso do consumidor e tem sido considerado um dos vilões da inflação de alimentos no País.
Mas não é recente: o aumento começou no final de 2023, quando países produtores como Vietnã e Indonésia reduziram sua produção. Em 2024, a safra do Brasil também foi menor, devido à seca e altas temperaturas, o que fez os preços dispararem.
Continua depois da publicidade
No varejo, a alta nos últimos três meses já ultrapassa os 50%, de acordo com o Sindicato dos Corretores de Café. Especialistas indicam que, pelo menos a curto prazo, a tendência é de continuidade dessa alta.
Segundo o professor e coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Ahmed El Khatib, em momentos de alta de preços, as substituições de produtos podem ser uma alternativa interessante para os consumidores.
Continua depois da publicidade
"Em períodos de inflação, a substituição de produtos é uma das estratégias mais eficazes para equilibrar o orçamento. Quando o preço de um item sobe, o consumidor pode buscar alternativas mais acessíveis, como trocar carne bovina por frango ou carne suína, ou escolher frutas e legumes da estação, que costumam ser mais baratos", explica El Khatib.
O aumento de preços de um alimento pode impactar outros produtos. Quando o preço de um item sobe significativamente, os consumidores migram para substitutos, o que pode gerar uma "inflação cruzada". Por exemplo, com o aumento do preço da carne bovina, a demanda por frango e carne suína tende a aumentar, o que pode levar a uma elevação nos preços desses produtos também.
Mas fique atento! Por conta da alta dos preços, os mercados estão apresentam opções de cafés "falsos". Saiba como identificar e não comprar café falso nos supermercados.
Continua depois da publicidade
No caso do café moído, cujo preço aumentou 40% em 2024, algumas alternativas têm sido sugeridas para economizar. Entre os substitutos mais acessíveis estão:
Quando os substitutos não são uma opção viável, outras estratégias podem ser adotadas: