Seu Madruga faleceu em agosto de 1988 após lutar contra um câncer metastático / Reprodução/SBT
Continua depois da publicidade
Ramón Valdés, o eterno Seu Madruga do seriado Chaves, sofreu muito em seus últimos dias de vida, como revelaram familiares e amigos do ator em dezenas de entrevistas disponíveis no Youtube.
Em 1985 um câncer foi descoberto em seu estômago após o ator ter sentido ânsias e dores na barriga por muitas semanas. Estes são alguns dos sintomas da doença, que tende a ser silenciosa nas fases iniciais, o que compromete o bom prognóstico, já que só é descoberta quando se espalhou.
Continua depois da publicidade
Segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o diagnóstico da patologia está crescendo no Brasil, onde 65% dos afetados tem 50 anos ou mais. Todavia, há registros de adolescentes e adultos com a doença.
Em 2022 mais de 21 mil novos casos de câncer gástrico foram registrados no país, sendo a 4ª maior causa de mortes. E a tendência, com o aumento do estresse e do consumo de alimentos processados, é a de que esses números continuem subindo.
Continua depois da publicidade
Voltando a falar do ator, ele era fumante compulsório e precisou fazer uma cirurgia para retirada de 70% do estômago, tida como bem sucedida. Porém, o médico foi claro: "Ele não vai sobreviver por muito tempo, e precisa parar de fumar".
Valdés não para de fumar e alguns anos se passam, chegando em maio de 1998.
Em viagem ao Peru para gravações de comerciais de TV, Valdés sofre um acidente ao descer do avião e é preciso voltar ao México às pressas.
Continua depois da publicidade
Depois de alguns exames feitos foram detectadas várias metástases no corpo de Seu Madruga, muitas já instaladas em ossos da coluna, pescoço e pernas.
Mesmo assim ele teve alta para cumprir agenda profissional e, meses depois, voltou a sentir fraquezas e dores que já não eram mais aliviados por medicamentos de uso comum.
Com o passar das semanas a situação só piorava e Valdés já não conseguia mais comer, pois vomitava em seguida. E na maior parte do tempo ficava deitado, pois o cansaço e a falta de ar eram impiedosos.
Continua depois da publicidade
Em certa noite Valdés precisou ser internado, já que suas dores atingiram níveis insuportáveis e mesmo com inúmeros comprimidos e chás tomados em casa, nada mais resolvia. Ele sofria muito.
Em menos de 72 horas internado o ator foi sedado e, dois dias depois, à 01h53 do dia 09 de agosto de 1988, ele morreu, deixando uma legião de fãs.
Ramón Valdés foi o primeiro ator do grupo de Chaves e Chapolin a falecer, e é muito amado e querido no Brasil mesmo sem nunca ter colocado os pés por aqui.
Continua depois da publicidade