O Museu do Café, além de ser um passeio imperdível para os amantes da bebida, oferece uma experiência completa que vai além da história / Divulgação/GOVSP
Continua depois da publicidade
Celebrado no dia 14 de abril, o Dia Mundial do Café é mais do que uma homenagem à bebida favorita de milhões de pessoas ao redor do mundo, é também um momento de reconhecer a importância histórica, econômica e cultural que o grão representa para o Brasil. E poucos lugares refletem essa conexão de forma tão marcante quanto a Santos.
Com um dos portos mais importantes do país, Santos foi peça-chave na exportação do café brasileiro desde o século XIX, ajudando a posicionar o Brasil como líder na produção e exportação global do grão.
Continua depois da publicidade
Pensando nisso, para celebrar este dia, o Diário preparou uma lista de lugares que valem a pena conhecer para entrar no clima da data.
O Museu do Café, além de ser um passeio imperdível para os amantes da bebida, oferece uma experiência completa que vai além da história. O espaço conta com uma cafeteria moderna, onde o cardápio e os pedidos são feitos por meio de um tablet disponível nas mesas. A variedade de cafés servidos ali representa diferentes regiões do Brasil, permitindo ao visitante explorar os sabores e aromas característicos de cada terroir.
Continua depois da publicidade
Entre as opções, destaca-se o exótico café do Jacu. Considerado um dos cafés mais raros e caros do mundo, ele é produzido a partir dos grãos que passam pelo sistema digestivo do pássaro Jacu, uma ave nativa da Mata Atlântica. A cafeteria fica localizada na Rua XV de Novembro, 95, no Centro.
Outra parada imperdível para os apaixonados por café em Santos é O Rei do Café, a torrefação e cafeteria mais tradicional da cidade. O espaço oferece uma experiência única que começa antes mesmo do primeiro gole, com o aroma do café sendo torrado no próprio local.
O preparo segue métodos artesanais, com grãos arábica de alta qualidade cultivados a 1200 metros de altitude e torrados em madeira de eucalipto, um diferencial que se reflete diretamente no sabor da bebida. Ali, cada xícara é um convite a mergulhar na tradição e na autenticidade do bom café brasileiro. Para quem aprecia cafés encorpados e frescos essa é uma dica certeira. O local fica na rua Gonçalves Dias, 34, Centro.
Continua depois da publicidade
Inaugurada em 2024, a cafeteria O Cafeína é uma excelente opção para os amantes de café em Santos. Localizado na Rua Almeida de Morais, 37, o estabelecimento oferece cafés especiais com pontuação superior a 80, além de um atendimento personalizado que proporciona uma experiência única.
O grande diferencial do Cafeína está no atendimento. O cliente não escolhe apenas o seu pedido, mas também o método de filtragem e a forma de atendimento. Para quem tem pressa, a opção "Na Pressa" permite retirar o pedido rapidamente, enquanto a opção "Na Calma" oferece uma verdadeira experiência gastronômica e sensorial, com um passo a passo cuidadosamente explicado pelo barista.
Além de Santos ter uma ligação muito forte com o café, a primeira cafeteria do Brasil também nasceu na cidade e segue de portas abertas até hoje. A Casa do Cafezinho continua no Gonzaga, na Avenida Ana Costa, 532, desde sua fundação em 1972.
Continua depois da publicidade
Mesmo com o passar dos anos, o ambiente mantém a decoração temática da década de 1970, o que traz uma sensação de conforto e nostalgia. A unidade conquistou a população e se tornou um verdadeiro sucesso.
Localizado na Rua XV de Novembro, 96, no Centro Histórico, o estabelecimento é conhecido pelo café que leva o nome do local. Oferece diferentes tipos de torras, atendendo a diversos gostos e preferências dos clientes.
Além do café, também há opções de almoço e uma seleção de doces. O ambiente é ideal para uma pausa rápida ou para quem deseja aproveitar uma refeição com um bom café em um lugar tranquilo.
Continua depois da publicidade