A casca da cebola é muito rica em nutrientes essenciais / Foto de Kaboompics
Continua depois da publicidade
É fato que muitas pessoas não tem a devida informação sobre a importância das cascas da cebola principalmente para as plantas e jardins de casa. E, ao ler as informações a seguir, muita gente vai deixar de jogar o resíduo no lixo.
As cascas da cebola são riquíssimas em nutrientes essenciais, tais como fósforo, ferro, magnésio, cálcio e potássio. Juntos eles formam um tive vencedor para deixar suas plantas mais saudáveis, duráveis e bonitas.
Continua depois da publicidade
Com propriedades antioxidantes e antibacterianas, as cascas da cebola também ajudam na prevenção e no controle das mais diversas pragas que assolam jardins e até mesmo as plantinhas que cultivamos dentro de casa.
Mas você deve estar se perguntando: como vou usar essas cascas nas minhas plantas?
Continua depois da publicidade
É muito fácil criar o seu próprio fertilizante através das cascas da cebola. Quer ver só?
1. Separe as cascas da cebola;
2. Junte 1 litro de água;
Continua depois da publicidade
3. Uma garrafa pet;
4. Filtro
Corte as cascas da cebola em pedaços pequenos (o ideal é juntar as cascas de várias cebolas, mesmo que demore alguns dias ou semanas).
Continua depois da publicidade
Coloque-as dentro da garrafa pet e despeje um litro de água (seria interessante a garrafa estar até a metade com as cascas cortadas em pequenos pedaços) e deixe repousar por 24 horas.
Utilizando um filtro no gargalo da garrafa, regue as suas plantas com essa mistura a cada 14 dias (duas semanas). Você pode guardá-la na geladeira por no máximo 45 dias sem que ela perca significamente sua eficácia.
Esse é um método 100% natural e eficaz, que dispensa o uso de substâncias químicas.
Continua depois da publicidade
E a critério de curiosidade, você sabia que existe uma cidade brasileira conhecida por ser a capital da cebola?