Vaticano diverge da data de 6 de janeiro para desmontar árvore de Natal / Foto de Jé Shoots/Pexels
Continua depois da publicidade
Há um consenso (ou havia) entre os católicos de que a data correta para a desmontagem da árvore de Natal era no Dia de Reis, ou seja, em 6 de janeiro. Todavia, o próprio Vaticano discorda e estipula outro dia. E agora?
Nas tradições católicas praticadas principalmente no Brasil a desmontagem da árvore de Natal deve ocorrer no dia 6 de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) explica que, segundo a bíblia, foi nesse dia que os três reis magos foram atraídos e guiados por uma estrela para presentear Jesus Cristo, então recém-nascido, em Belém.
Continua depois da publicidade
O momento deu origem ao que os católicos chamam de "Epifania do Senhor", que é a confirmação de que Jesus havia chegado e, portanto, o fim das comemorações de que ele ainda estava chegando.
O mais interessante é que o Vaticano não reconhece o Dia de Reis como a data certa para a desmontagem das árvores natalinas.
Continua depois da publicidade
O alto clero entende que as comemorações pelo nascimento de Jesus se dão até a data do seu batismo, que ocorreu após a Epifania do Senhor e que é celebrada logo no 1º domingo após o Dia de Reis.
Considerando o calendário de 2025, o Dia de Reis (6 de janeiro) cairá em uma segunda-feira. Logo, pela orientação do Papa e do Vaticano, como vimos no parágrafo anterior, a data "certa" para desmontar e guardar a árvore de Natal, neste ano, seria em 12 de janeiro (1º domingo após o Dia de Reis).
E você, desmonta sempre a sua árvore em 6 de janeiro ou no 1º domingo após essa data?
Continua depois da publicidade
*Com informações do G1, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), CNN Brasil e Canção Nova