Diário Mais

Das 10 melhores cidades para se aposentar, cinco ficam no estado de SP; confira

O índice considera as cidades que melhor atendem às necessidades dos idosos no Brasil e lista inclui cidade do litoral de SP

Luna Almeida

Publicado em 12/11/2024 às 16:06

Atualizado em 12/11/2024 às 20:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Um dos destaques da cidade de Santos é o seu extenso jardim de praia / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

De acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) 2023, elaborado pelo Instituto de Longevidade, cinco das dez melhores cidades para os idosos estão localizadas no estado de São Paulo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O índice considera as cidades que melhor atendem às necessidades dos idosos no Brasil, e a informação acaba sendo ainda mais significativa quando analisamos os dados do Censo Demográfico de 2022, que demonstram que a população brasileira está envelhecendo rápido.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Estado de SP tem guia com diversos destinos para viajantes idosos; confira

• Estacionamento para idosos e PCDs agora possui credencial digital; saiba mais

• Conheça 10 países mais procurados por aposentados brasileiros para morar

Atualmente, mais de 22 milhões de pessoas, dentre toda a população nacional, possuem 65 anos ou mais, totalizando 10,9%.

Com um forte investimento em infraestrutura de saúde, espaços verdes, segurança e políticas públicas voltadas para o bem-estar, listamos abaixo as cidades mais bem preparadas para atender a população da terceira idade.

Continua depois da publicidade

São Caetano do Sul, São Paulo / Divulgação/Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul
São Caetano do Sul, São Paulo / Divulgação/Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul
Santos, São Paulo / Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos
Santos, São Paulo / Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos
Botucatu, São Paulo / Divulgação/Prefeitura Municipal de Botucatu
Botucatu, São Paulo / Divulgação/Prefeitura Municipal de Botucatu
Jundiaí, São Paulo / Divulgação/Prefeitura Municipal de Jundiaí
Jundiaí, São Paulo / Divulgação/Prefeitura Municipal de Jundiaí
Marília, São Paulo / Divulgação/Prefeitura Municipal de Marília
Marília, São Paulo / Divulgação/Prefeitura Municipal de Marília

Confira as melhores cidades para os idosos viverem:

São Caetano do Sul

Dentre diversos motivos, São Caetano do Sul é considerada uma das melhores cidades para a terceira idade no Brasil por possuir o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, destacando-se em áreas como saúde, educação e qualidade de vida.

Além disso, a cidade tem um sistema de transporte público de qualidade, que facilita a mobilidade dos idosos, e diversas áreas verdes como parques e espaços públicos que promovem a prática de atividades físicas e o convívio social.

Também conhecida pelo seu baixo índice de criminalidade, São Caetano do Sul contribui para um ambiente mais seguro e tranquilo para os mais velhos.

Continua depois da publicidade

Santos

Um dos destaques da cidade de Santos é o seu extenso jardim de praia, considerado o maior do mundo, correndo ao longo de 5,3 km da orla marítima e oferecendo um espaço verde de áreas gramadas, canteiros de flores e um ambiente propício para caminhadas e atividades ao ar livre.

Toda a proximidade com a natureza, junto da vista do oceano, torna o município ideal para relaxar e manter uma vida ativa para os idosos.

Santos ainda possui uma ótima infraestrutura urbana, cujo sistema de saúde eficiente inclui hospitais e clínicas tanto públicas quanto privadas. A cidade também oferece opções de lazer e cultura diversificadas, como museus, teatros e eventos culturais.

Continua depois da publicidade

Botucatu

Localizada em uma região de belas paisagens naturais, cercada por colinas e áreas verdes que oferecem um ambiente propício para a qualidade de vida, Botucatu é uma excelente cidade para os idosos viverem.

Com espaços para caminhadas, atividades ao ar livre e locais de contemplação como o Parque Municipal Jardim Botânico e a Cachoeira Véu de Noiva à disposição dos mais velhos, essa conexão com a natureza acaba sendo muito valorizada.

A cidade ainda conta com uma infraestrutura urbana bem desenvolvida, que inclui bons serviços de saúde, como clínicas e hospitais de qualidade. Dentre as diversas opções de lazer e cultura, estão museus, teatros e eventos regulares que enriquecem a vida dos moradores.

Continua depois da publicidade

A segurança também é uma das qualidades de Botucatu, que é conhecida por possuir uma taxa de criminalidade relativamente baixa. 

Jundiaí

Com um dos IDH mais altos do país, Jundiaí conta com saúde, educação e infraestrutura consideradas ótimas, onde os idosos conseguem ter uma boa qualidade de vida durante a aposentadoria.

A cidade próxima à capital oferece ainda uma boa infraestrutura no transporte, com um sistema de transporte público adaptado aos idosos, além de uma rede de terminais que facilita a mobilidade.

Continua depois da publicidade

O ambiente entre a natureza da Serra do Japi torna o município propício para atividades ao ar livre, que auxilia na saúde física e mental dos idosos. Sua segurança também é muito valorizada, sendo considerada um ambiente tranquilo e seguro.

Os eventos como a Festa da Uva e a Festa do Morango oferecem oportunidades de socialização para todas as idades enquanto mantêm as tradições locais vivas.

Marília

Com serviços médicos e hospitalares de alta qualidade, sendo essencial para o bem-estar dos idosos, Marília é centro de educação e saúde no estado de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Sua forte cultura comunitária e senso de pertencimento proporcionam um ambiente acolhedor e seguro para todas as idades.

Oferecendo espaços para atividades ao ar livre, como caminhadas e exercícios, o município ainda conta com lindos parques e áreas verdes. As práticas sustentáveis, grande forte da cidade, ajudam a preservar o meio ambiente, beneficiando a qualidade de vida dos habitantes.

O Índice

Criado pelo Instituto da Longevidade, o IDL 2023 avalia o grau de preparo das cidades para oferecer qualidade de vida à população 60+. 

Continua depois da publicidade

A análise leva em conta dados públicos, usando como fonte plataformas como IBGE, DataSUS e INSS, e abordando características que impactam diretamente no bem-estar dos idosos, como segurança, mobilidade, saúde e políticas públicas voltadas para essa idade.

Cada cidade recebe uma pontuação que demonstra seu desempenho nessas áreas, e as melhores pontuações entram no ranking.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software