Diário Mais

Cuidado! Saiba quais alimentos não devem ficar na geladeira por mais de dois dias

Alguns alimentos podem perder a qualidade, o sabor e a textura caso armazenados por mais de dois dias na geladeira

Ana Clara Durazzo

Publicado em 27/03/2025 às 09:35

Atualizado em 28/03/2025 às 08:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

É necessário se atentar ao tempo de armazenamento dos alimentos para não correr riscos e perder comidas muito rápido / Freepik

Continua depois da publicidade

Muitas pessoas acreditam que se colocar certo alimento na geladeira, ele demora mais dias para estragar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Apesar de em alguns casos isso ser verdade,existem diversas comidas que podem perder propriedades nutricionais ou até mesmo se tornar prejudiciais à saúde se ficarem muito tempo na máquina.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Se você tem o hábito de secar roupas ou tênis atrás da geladeira, é bom parar

• Veja quais alimentos ficarão mais caros e mais baratos nos supermercados

Alguns alimentos podem perder a qualidade, o sabor e a textura caso armazenados por mais de dois dias na geladeira.

É necessário se atentar ao tempo de armazenamento dos alimentos para não correr riscos e perder comidas muito rápido.

Continua depois da publicidade

Ainda mais considerando que muitos produtos vão ficar mais caros nas prateleiras do mercado, é recomendado ficar atento a essas dicas.

Confira alimentos para prestar atenção:

Arroz

O arroz cozido quando armazenado por muito tempo, pode desenvolver uma bactéria que causa intoxicação alimentar. Principalmente em casos em que o alimento foi deixado em temperatura ambiente antes de ser guardado, guardar por mais de dois dias pode ser perigoso.

Macarrão

O macarrão cozido, assim como o arroz, pode ser contaminado por bactérias caso não seja armazenado corretamente. O excesso de umidade favorece a proliferação de microorganismos que o tornam impróprio após dois dias.

Continua depois da publicidade

Peixe cru ou marinado

Esse alimento é altamente perecível e propenso à contaminação de bactérias. Após dois dias armazenado, o risco de intoxicação alimentar aumenta muito, mesmo em temperaturas mais baixas.

Ovos cozidos

Após dois dias, os ovos começam a perder sua qualidade nutricional e sofrem alteração no sabor e na textura. Eles também podem ser contaminados caso não sejam armazenados corretamente.

Carne moída crua

A carne moída tem alta superfície exposta, o que a torna vulnerável à contaminação de bactérias. Além disso, a deterioração do alimento ocorre rapidamente, sendo necessário cozinhá-la rapidamente.

Continua depois da publicidade

Dicas para armazenamento

Em dias quentes, os vegetais crus devem descansar na sombra por alguns minutos antes de serem guardados, Isso evita rachaduras nas cascas e folhas e impede a proliferação de bactérias.

Espere alguns minutos antes de colocar alimentos quentes na geladeira. O vapor pode comprometer a refrigeração, sendo necessário deixar a comida em temperatura ambiente antes de guardar.


Carne crua deve ser congelada imediatamente após a compra. Caso ela fique na geladeira, deve ser cozida antes de congelada.

Continua depois da publicidade


Antes de guardar as frutas, passe um pano úmido para limpar. É importante não lavar as frutas antes de armazenar, pois isso remove a cera natural que as protege.


As folhas devem ser secas antes de armazenadas. A água acelera a transferência de frio para as folhas, o que pode queimá-las.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software