Diário Mais

Crianças participam de festa na Casa Padre Carlos Cavina no litoral de SP

Cerca de 40 crianças, mães e voluntários participaram da comemoração na entidade, na estrada do Rio Preto

Fábio Rocha

Publicado em 12/10/2024 às 16:40

Compartilhe:

A festa, que reuniu crianças e suas famílias, também contou com a participação de colaboradores e voluntários / Nayara Martins

Festejar o Dia das Crianças com brincadeiras, atividades e jogos de capoeira. Essa foi a festa que reuniu cerca de 40 crianças, mães e voluntários na Casa Padre Carlos Cavina, na tarde de sexta-feira (11), localizada na estrada do Rio Preto, em Itanhaém.   

A festa, que reuniu crianças e suas famílias, também contou com a participação de colaboradores e voluntários que ajudam nas atividades da Casa.

A irmã Laila conta que a entidade oferece diversas atividades para cerca de 20 crianças. Entre elas atividades esportivas, futebol, capoeira, pintura, arte terapia e yoga. As atividades são monitoradas por instrutores voluntários.  

As crianças atendidas têm idade entre 3 e 13 anos. “A Casa está atendendo um número menor de crianças este ano, porque a outra parte está frequentando a Escola Municipal do Rio Preto, em período integral”, ressalta. 

A família de Alessandra Tomie Watanabe Kokubun Fagundes levou e distribuiu 60 saquinhos com doces, salgadinhos, refrigerantes e sucos para doar às crianças.

Alessandra Tomie foi assassinada em outubro de 2021, na praça Benedito Calixto, em Itanhaém, vítima de latrocínio. 

Sua filha Barbara Tiemy Kokubun Fagundes conta que sua mãe já realizava um trabalho voluntário, há dez anos, para comemorar o Dia das Crianças atendidas em diversas entidades na Cidade.

“Desde o ano de 2021 estamos participando da festa do Dia das Crianças na Casa Padre Carlos Cavina. É uma ação muito importante para mim e minha família porque ela gostava de ajudar as crianças. 
Vamos dar continuidade e realizar essa ação todos os anos. É uma data que lembra bastante minha mãe, mas é uma alegria para as crianças e uma boa lembrança pra nós”, completa.

O instrutor de capoeira Fábio Parada, mais conhecido como mestre Parada, é voluntário na atividade de capoeira às crianças na Casa. Ele treina as crianças uma vez por semana, toda quarta-feira. 

“Sabemos do carinho que as irmãs têm com as crianças e quando conheci achei que poderia ajudar com a capoeira. Elas aprendem a disciplina, a sociabilidade e falamos sobre a história da capoeira. Também ensino a cantar as músicas, o conhecimento do corpo para que elas tenham a ideia da força e da coordenação motora”, salienta.     

Ele é formado em Educação Física e já atua há 50 anos na área. Hoje, ele vai participar da comemoração dos 42 anos da Associação de Capoeira Movimente, no Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, em Santos.

Dedicação e carinho 

A Casa da Vida Padre Carlos Cavina, que já funciona desde 2013, na estrada do Rio Preto, zona rural de Itanhaém, atende a cerca de 20 crianças, na faixa etária entre 3 a 13 anos, com bastante dedicação. A instituição recebeu o nome do fundador Padre Carlos Cavina, da congregação de irmãs católicas. 

A Casa Padre Carlos Cavina se mantém com ajuda de doações em dinheiro ou alimentos de amigos, colaboradores e do Lions Clube de Itanhaém.

Interessados em colaborar com a instituição podem entrar em contato, no endereço Estrada do Rio Preto, na zona rural em Itanhaém. Ou fazer o contato pelo celular e WhatsApp 13 981.615299, com a irmã Laila.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Cidade do litoral de SP construirá mais de 800 unidades habitacionais

Com a previsão de conclusão nos próximos anos, essas novas unidades são uma resposta ao crescente déficit habitacional da cidade

Cotidiano

Polícia Civil aponta ligação de Guarujá com o PCC em relatório sobre fraudes em licitações

De acordo com o documento, a operação tem como alvo vereadores da Câmara Municipal e candidatos a cargos públicos nas eleições deste ano

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter