A ilha conta com infraestrutura básica, incluindo escola e posto de saúde / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Localizada na cidade de Santos, a Ilha Diana, considerada por muitos um dos locais mais típicos e tranquilos da região, celebra mais um ano de história nesta quarta-feira (15).
Situada a apenas 20 minutos do centro da cidade, a ilha é lar de uma pequena comunidade de pescadores, que mantém vivas suas tradições, rica herança cultural e beleza natural exuberante.
Continua depois da publicidade
Com uma população de 177 habitantes e 63 residências, segundo o último censo, a ilha está localizada na foz do Rio Diana e do Canal de Bertioga, perto do Rio Jurubatuba, e próxima ao maior complexo portuário da América Latina, mantendo um estilo de vida profundamente conectado à natureza.
A ilha conta com infraestrutura básica, incluindo escola e posto de saúde.
Continua depois da publicidade
A comunidade se dedica ao turismo de base comunitária, com foco em educação ambiental e gastronomia.
Um exemplo disso é a Festa do Bom Jesus, realizada em agosto, que se tornou uma tradição, destacando a fé local e a tainha, prato típico da região.
Nos finais de semana, é possível explorar o canal do estuário e aproveitar os bares e restaurantes administrados pelos moradores.
Continua depois da publicidade
A Ilha Diana é considerada um dos últimos vestígios da cultura caiçara na região. Habitada desde a década de 1940, durante a construção da Base Aérea de Santos, a ilha recebeu as primeiras famílias que formaram uma comunidade sustentada pela pesca artesanal e pela devoção ao Bom Jesus, que se tornou o padroeiro local.
Na primeira metade do século 20, pescadores de diversas áreas da região, como o Litoral Sul, Praia do Goés e Ponta da Praia, começaram a se estabelecer na ilha, que, até a década de 1960, era predominantemente um bairro de pescadores.
O transporte marítimo é o único meio de acesso à Ilha Diana. As barcas partem do cais localizado atrás da Alfândega de Santos, no Centro Histórico.
Continua depois da publicidade
A passagem custa apenas R$ 0,50 (ida e volta), e a travessia, que dura cerca de 20 minutos, inclui uma parada na Base Aérea.