Igreja Matriz está localizada no centro do município / PMTN/Divulgação
Continua depois da publicidade
Nesta segunda-feira (14), celebra-se o Dia Nacional do Café, e um município em especial é conhecido como a “Terra do Café”: Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. Além da bebida, a cidade é popularmente conhecida pelas baixas temperaturas e por diversos atrativos turísticos.
Localizada a pouco mais de 60 quilômetros de Caruaru e a quase mil metros de altitude em relação ao nível do mar, a região chama a atenção pela arborização e pelo colorido das casas antigas, preservadas como um registro da história das famílias locais.
Continua depois da publicidade
Famosa por realizar uma das festas de padroeiro mais tradicionais do interior do estado, o centro da cidade abriga a Igreja Matriz de Santo Amaro.
Já na zona rural, os pés de café crescem protegidos e sombreados por outras árvores, o que garante uma produção com sabor diferenciado.
Continua depois da publicidade
Esse cultivo impulsiona o Festival Café Cultural, evento que reúne anualmente turistas e amantes do café. Com um circuito promovido pelas cafeterias locais, o festival também conta com shows realizados na praça principal do município.
Nas áreas de vegetação do município, é fácil encontrar trilhas que cortam a Mata Atlântica, predominante na região. Já as trilhas em maior altitude são procuradas por turistas interessados em desbravar a biodiversidade local.
Devido à sua baixa latitude e ao clima relativamente ameno, Taquaritinga possui uma temperatura média anual de 20°C. No inverno, essa média pode cair para 15°C, chegando, em alguns dias, a 12°C ou 13°C.
Continua depois da publicidade
Quanto aos biomas, a Caatinga ocupa boa parte da área total do município. Nas áreas de menor altitude, a vegetação apresenta características de mata hiperxerófila, enquanto nas áreas mais elevadas predominam espécies típicas da Mata Atlântica.
Entretanto, não é por isso que a cidade é conhecida como a "Dália da Serra", mas sim porque há muitas flores desse tipo espalhadas por suas praças.
A cerca de 13 quilômetros do centro de Taquaritinga, Gravatá do Ibiapina possui um charme especial, com casarios datados do final do século XIX e início do século XX.
Continua depois da publicidade
O local também abriga a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construção do século XIX que completa o cenário bucólico e encantador da região.
Mesmo que não seja considerada a 'Terra do Café', Santos foi peça-chave na exportação do café brasileiro desde o século XIX, ajudando a posicionar o Brasil como líder na produção e exportação global do grão.
Pensando nisso, para celebrar este dia, o Diário preparou uma lista de lugares que valem a pena conhecer para entrar no clima da data. Leia mais clicando aqui.
Continua depois da publicidade