Santos é a 3ª melhor cidade para aposentar do País / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Viver em uma cidade preparada para envelhecer é importante para criar qualidade de vida para pessoas com mais de 60 anos. Aposentar gera muitos desafios e requer muitos cuidados na infraestrutura e nos equipamentos voltados para a terceira idade nos municípios.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Longevidade (IDL) mostra que há cidades no País preocupadas com esta questão. O levantamento considerou critérios como saúde, impacto socioambiental e economia para determinar os melhores destinos para quem deseja se aposentar e viver em um lugar ideal.
Continua depois da publicidade
Confira a seguir as 10 melhores cidades para envelhecer e curtir a aposentadoria com qualidade de vida e serviços essenciais específicos para a terceira idade:
Localizada a 12 quilômetros de São Paulo, São Caetano do Sul, de 161.957 habitantes aproximadamente, é uma das poucas cidades do país que oferecem saneamento básico para 100% da sua população.
Continua depois da publicidade
O ranking do IDL destacou a saúde como uma das principais áreas de destaque da cidade, além da expectativa de vida: São Caetano do Sul tem a segunda maior população de pessoas acima dos 60 anos na categoria de grandes cidades.
A cidade também ocupa o primeiro lugar no ranking Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, plataforma responsável por apresentar dados sobre o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de diferentes regiões e cidades do país.
O segundo lugar no ranking de melhores cidades para aposentados morarem no Brasil ficou com Vitória, município com a maior expectativa de vida aos 60 anos entre as grandes cidades avaliadas.
Continua depois da publicidade
De acordo com o IDL, a cidade tem o terceiro menor número de óbitos de idosos por doenças infecciosas e parasitárias, assim como por doenças circulatórias.
Com população de aproximadamente 365.855 pessoas, Vitória também é conhecida pelas praias, que a tornam uma ótima opção entre as melhores cidades litorâneas para aposentados.
Santos é conhecida por sua vocação para o lazer e figura no ranking do IDL entre as 5 melhores cidades para aposentados morarem no Brasil desde 2017. Além disso, o local aparece entre as 10 cidades com melhor IDH no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.
Continua depois da publicidade
Segundo o Instituto de Longevidade, Santos é a cidade com a maior população acima dos 60 anos entre as grandes cidades do ranking.
O município fica a apenas 85 km de São Paulo e, atualmente, sua população é composta por uma média de 433.656 pessoas. Para quem curte praia, essa pode ser uma boa opção para aproveitar a aposentadoria.
Florianópolis é muito conhecida pelas suas belas praias. Mas, com mais de 500 mil habitantes, a capital catarinense também se destaca por ter o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano entre as capitais brasileiras.
Continua depois da publicidade
Assim como Santos, a cidade também figura no top 5 do ranking do IDL desde 2017. Em 2023, a saúde teve o maior destaque entre as áreas avaliadas.
Além disso, o ranking também revelou que Florianópolis tem a segunda maior expectativa de vida aos 60 anos entre as grandes cidades.
Fechando o top 5 da classificação do IDL, temos a cidade de Curitiba com aproximadamente 1.773.718 habitantes.
Continua depois da publicidade
Segundo o ranking, a saúde foi o grande destaque entre os indicadores da cidade, assim como a dimensão socioambiental, que revelou o sexto menor número de óbitos por causas não naturais.
Além da qualidade na saúde, Curitiba também oferece diversas opções de lazer, como o Jardim Botânico, o Parque Tanguá e o Bosque Alemão.
A cidade ainda conquistou o título de cidade mais inteligente do mundo pela premiação do World Smart Cities Awards em 2023, com destaque para as ações voltadas ao crescimento socioeconômico e para a sustentabilidade.
Continua depois da publicidade
Localizada no interior de São Paulo, Botucatu tem cerca de 148.130 habitantes e está entre as melhores cidades para aposentados morarem no Brasil, com destaque para as áreas de educação, segurança, qualidade de vida e saúde.
A cidade está a 235 km de São Paulo e abriga o campus da UNESP, com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HC/FMB), um dos mais conceituados do país.
Também no interior de São Paulo, Jundiaí é outra opção para aposentados, com 443.221 habitantes, e responsável por abrigar uma das maiores reservas ambientais do Estado, a Serra do Japi.
Continua depois da publicidade
Para quem gosta de áreas verdes, essa é uma ótima escolha para viver tranquilamente e aproveitar a natureza durante a aposentadoria.
Além disso, a cidade se destaca pelos projetos voltados para a terceira idade, como a Patrulha Municipal da Pessoa Idosa, o Programa Esporte Maior, os CCIs (Centros de Convivência do Idoso) e o Ambulatório de Geriatria.
Com 145.796 habitantes, Balneário Camboriú aparece em quarto lugar no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e é destaque no ranking do IDL.
O local é uma ótima opção para quem busca cidades litorâneas para aproveitar a aposentadoria à beira mar.
No Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, Balneário Camboriú ainda aparece em primeiro lugar para o IDH de longevidade, o que mostra a qualidade de vida oferecida pela cidade aos idosos.
Outra opção entre as melhores cidades para aposentados morarem no Brasil é Londrina, com 575.377 habitantes.
Com áreas verdes e muita qualidade de vida, o município se destaca pela mobilidade urbana, pela vida cultural e pela segurança.
Londrina também é destaque econômico, com o quarto maior PIB do Estado do Paraná, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
Com 240.590 habitantes, Marília é outra cidade paulista que se destacou no ranking do IDL, com grande destaque no quesito social.
Para se ter uma ideia, o município ocupou seu lugar na classificação "As melhores Cidades do Brasil 2022", da revista Isto É, e conquistou a primeira colocação no ranking de responsabilidade social.
O custo de vida, a segurança e a qualidade de vida são outros pontos positivos da cidade localizada a cerca de 296 km de São Paulo.
Continua depois da publicidade