Apesar de seu fruto ardido, a pimenteira é bastante querida no mundo esotérico / Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
Em tempos em que o bem-estar mental e espiritual ganha cada vez mais espaço nas conversas do dia a dia, a busca por formas de proteção energética dentro de casa também cresce.
Para quem acredita no poder das plantas, algumas espécies são tidas como verdadeiras aliadas contra o mau-olhado, inveja e outras energias negativas.
Continua depois da publicidade
Pensando nisso, a Reportagem do Diário selecionou cinco plantas que, além de trazerem beleza e aroma ao ambiente, carregam uma forte simbologia de limpeza energética e proteção espiritual.
Com seu aroma inconfundível e propriedades calmantes, a lavanda é muito mais do que uma planta perfumada. Conhecida por promover a paz interior, ela também é utilizada em rituais de purificação para afastar energias densas.
Continua depois da publicidade
Deixar um vasinho de lavanda na entrada de casa ou no quarto ajuda a criar um ambiente mais tranquilo e protegido.
Além dos benefícios energéticos, a lavanda também é uma aliada natural no controle de pragas, seu cheiro ajuda a manter baratas e outros insetos indesejados bem longe.
Uma das plantas mais tradicionais quando o assunto é proteção espiritual. Usada desde a antiguidade para espantar o mau-olhado, a arruda pode ser cultivada em vasos ou usada em banhos de descarrego.
Continua depois da publicidade
Mas atenção: ela é sensível a más energias e pode murchar repentinamente ao "absorver" vibrações negativas.
Forte, resistente e com folhas pontiagudas, a Espada-de-São-Jorge é tida como uma espécie guardiã contra o mal. Muito comum na entrada das casas, acredita-se que ela forma um escudo energético que impede a entrada de inveja e outras negatividades.
Apesar de seu fruto ardido, a pimenteira é bastante querida no mundo esotérico. Diz-se que ela tem o poder de “queimar” as más vibrações e é facilmente encontrada em casas brasileiras.
Continua depois da publicidade
Se a planta começar a secar de forma inexplicável, segundo a crença popular, pode ser sinal de que cumpriu sua missão.
Mais conhecido na culinária, o manjericão também é valorizado por suas propriedades espirituais. Em banhos ou defumações, ele é usado para limpar ambientes e espantar sentimentos de inveja e tristeza. Além disso, atrai boas energias e prosperidade.
Seja por fé, tradição ou simples apreço pela natureza, cultivar essas plantas pode ser uma forma carinhosa de cuidar não só da casa, mas também da energia que circula por ela.
Continua depois da publicidade