É possível enviar as cinzas do seu ente querido para a Lua / Foto de Cottonbro Studio/Pexels
Continua depois da publicidade
Sim, já é possível enviar as cinzas de mortos para a Lua. E o serviço não é muito barato. Apenas duas empresas no mundo, até o momento, oferecem essa opção. Dezenas de famílias já as procuraram para o gesto simbólico e, recentemente, cerca de 65 urnas foram enviadas ao espaço.
A Celestis e a Elysium Space são as únicas empresas até o momento a oferecerem o serviço de levar urnas com cinzas de mortos para a Lua.
Continua depois da publicidade
Em 8 de janeiro o foguete Vulcan Centaur partiu da Flórida rumo à Lua levando cerca de 65 cinzas de mortos. Dentre elas estavam as do escritor de ficção científica Arthur C. Clarke. Todavia, um problema com a sonda Peregrine (o equipamento que pousaria na Lua com as cinzas) fez com que a missão fosse abortada. Só que, na hora de voltar à Terra, a Peregrine se desintegrou.
A NASA diz que não faz o controle do que é enviado ao espaço e, assim, nada poderia sobre as cinzas que iriam à Lua, o que gerou na área científica um grande debate, sobre de quem seria a responsabilidade de fiscalizar tais envios, já que, talvez, fosse ilegal enviar cinzas de mortos para a Lua.
Continua depois da publicidade
As duas empresas que fazem esse traslado pedem uma cópia da certidão de óbito do falecido, uma declaração do crematório com dados como a numeração de identificação da urna, documento assinado pelo responsável por contratar o serviço de que tem ciência que podem acontecer intercorrências no meio do caminho, por se tratar do espaço, além de um termo onde você isenta as empresas contratadas de culpa ou de eventuais processos caso algo de errado (acidente) aconteça com as cinzas.
Em ambas as empresas o serviço de envio das cinzas para a Lua custa, em reais, 65 mil.
Continua depois da publicidade