A relação monogâmica é composta por duas pessoas / Pexels/Jasmin Wedding Photography
Continua depois da publicidade
Os relacionamentos têm mudado e evoluído com o passar do tempo, e, hoje em dia, já não existe mais apenas uma forma de se relacionar.
Sendo uma construção social, os relacionamentos vivem em constante evolução, e cada casal pode estabelecer a relação que achar melhor.
Continua depois da publicidade
Sendo assim, vale a pena saber quais são os diferentes tipos de relacionamento.
O relacionamento mais tradicional e conhecido no mundo, a relação monogâmica é composta por duas pessoas, que pode ser tanto um casal heterossexual quanto homossexual.
Continua depois da publicidade
Ao se relacionar desta maneira, a pessoa se compromete a só se envolver emocionalmente e ter relações com o seu parceiro.
Neste tipo de relacionamento, comumente chamado de poliamor ou poliamoroso, os parceiros podem se envolver emocionalmente ou ter relações com outras pessoas.
Para funcionar, as partes envolvidas geralmente firmam um acordo prévio, com regras claras para ambos.
Continua depois da publicidade
Um modelo de relacionamento pouco conhecido mas que está crescendo entre a geração atual, a agamia é para as pessoas que não querem se envolver emocionalmente com ninguém.
Para este modelo, é importante informar ao parceiro sobre a condição, expondo que não deseja um relacionamento sério.
O trisal é composto por três pessoas e pode apresentar configurações distintas, como duas mulheres e um homem, dois homens e uma mulher ou todos do mesmo sexo.
Continua depois da publicidade
Ao optar por este tipo de relacionamento, a pessoa precisa saber que é preciso haver uma comunicação clara entre as partes envolvidas, para que ninguém se sinta deixado de lado.
O relacionamento aberto tem feito sucesso na sociedade atual, e nele a pessoa pode ter um relacionamento íntimo, com envolvimento emocional, com uma única pessoa, enquanto ainda fica com outras pessoas.
Neste modelo, os parceiros concordam em ter relações físicas com pessoas fora da relação.
Continua depois da publicidade
Um dos modelos mais optados pelos jovens, no relacionamento casual a pessoa não tem compromisso com o seu parceiro, o que significa que esses indivíduos podem se relacionar com quem quiserem, inclusive mantendo mais de um relacionamento deste tipo ao mesmo tempo.
Também conhecido como ‘ficadas’ ou ‘rolos’, no relacionamento casual é importante que ambos os parceiros conversem e concordem em manter este modelo.
Este modelo ocorre quando um casal de amigos resolve ter um relacionamento casual, sendo uma boa opção para aqueles que desejam manter a amizade enquanto exploram melhor o relacionamento, evitando o romance.
Continua depois da publicidade
Outro tipo de relacionamento comum entre os mais jovens, a relação virtual é para aqueles parceiros que moram distantes e não conseguem se ver, acabando por se comunicarem apenas através da internet.
Neste caso, costuma-se utilizar os meios digitais para manterem o relacionamento, que pode ser monogâmico, poligâmico ou aberto.