Whoopi Goldberg em cena de 'A Cor Púrpura', um dos títulos mais esnobados no Oscar / Warner Bros Pictures/Divulgação
Continua depois da publicidade
Embora algumas estimativas acreditem que "Emilia Pérez" não leve nenhuma das 13 indicações ao Oscar 2025, outras produções chegaram a receber uma grande quantidade de nomeações e saíram da principal premiação do cinema com as mãos abanando.
Não que os filmes a seguir sejam ruins, muito pelo contrário, às vezes uma péssima campanha de marketing ou até mesmo birra de alguns votantes com os nomeados resultam neste cenário inusitado.
Continua depois da publicidade
Diante disso, o Diário do Litoral separou os cinco filmes mais azarados na história do Oscar:
Indicado em 10 categorias do Oscar 2024, o fato de "Maestro" não ter conseguido vencer nenhuma se deve a campanha desastrosa de Bradley Cooper. O ator e cineasta transformou as entrevistas e a divulgação da obra em um show de horrores.
Continua depois da publicidade
Desde "zombar" do trabalho do atual vencedor Cillian Murphy, em "Oppenheimer", até mesmo falar que "recebeu o espírito" do maestro Leonard Bernstein. Além da maioria dos votantes da Academia não gostarem de dar o prêmio para obras da Netflix.
Esta é outra obra da Netflix, mas realizada pelo lendário cineasta Martin Scorsese. Estrelada por Robert De Niro, Joe Pesci e Al Pacino, a obra recebeu 10 indicações e nenhuma vitória.
Embora já tenha conquistado o seu careca dourado com "Os Infiltrados", muitos já sabem que a Academia literalmente não gosta do veterano e costuma deixar suas obras passarem em branco.
Continua depois da publicidade
Curiosamente, Scorsese passou pela mesma situação em "Gangues de Nova York" e "Assassinos da Lua das Flores", pelos quais também receberam 10 indicações e não levaram nenhum Oscar.
Mesmo que o remake do clássico com John Wayne, a produção de Ethan e Joel Coen pode não ter sido
suficiente para agradar os votantes da principal premiação do cinema.
Com 10 indicações, o filme saiu de mãos abanando e não chegou nem perto de ser reconhecido em nenhuma categoria, uma vez que títulos como "Gravidade", "O Discurso do Rei" e "O Vencedor" já chegaram como favoritos ao prêmio.
Continua depois da publicidade
Este clássico de 1978, estrelado por Anne Bancroft, Shirley MacLaine e Mikhail Baryshnikov, recebeu 11 indicações e saiu da premiação de mãos abanando.
Mesmo que muitos acreditassem que a obra dirigida por Herbert Ross fosse a favorita até mesmo para melhor filme, ela perdeu para produções "pouco famosas" como "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (filme, direção e atriz) e "Star Wars IV: Uma Nova Esperança" (em boa parte das categorias técnicas).
A primeira versão de "A Cor Púrpura" foi indicada em 11 categorias do Oscar 1986 e não teve nenhuma vitória.
Continua depois da publicidade
Se acredita que isso aconteceu por conta do preconceito da própria Academia com Steven Spielberg e Whoopi Goldberg, que na época eram conhecidos como um diretor de "filmes populares" e uma "comediante".
Isso foi superado anos depois com as vitórias em "A Lista de Schindler" e "Ghost - do Outro Lado da Vida".