A construção do túnel teve início em 22 de dezembro de 1949, durante o mandato do então prefeito Rubens Ferreira Martins / Acervo de Laire José Giraud
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O Túnel Rubens Ferreira Martins, construído sob o Monte Serrat, é uma obra emblemática que transformou a mobilidade em Santos, conectando a região central da cidade ao bairro do Jabaquara e proporcionando fácil acesso às praias.
Projetado para solucionar os problemas viários que afetavam o fluxo na entrada de Santos, o túnel tornou-se um dos principais corredores de transporte da cidade, aliviando o tráfego intenso na Praça dos Andradas e facilitando o acesso entre os bairros.
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A construção do túnel teve início em 22 de dezembro de 1949, durante o mandato do então prefeito Rubens Ferreira Martins, que viria a batizar a obra. A execução dos serviços foi realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e, apesar de um cronograma inicial que previa dois anos para conclusão, a obra enfrentou dificuldades financeiras que atrasaram o progresso.
Esses desafios foram enfrentados com persistência, e, após quase cinco anos de obras, a primeira pista do túnel foi finalmente inaugurada em 6 de setembro de 1954. Conheça também a estrada que liga o litoral de SP a Paraty.
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Com 400 metros de extensão, o Túnel Rubens Ferreira Martins representou um grande avanço na infraestrutura urbana da época. A segunda pista, concluída um ano depois, foi inaugurada em 23 de dezembro de 1955, consolidando o túnel como um eixo essencial para o tráfego de veículos entre o centro de Santos e as regiões adjacentes.
A importância do túnel transcendeu as necessidades viárias, integrando-se ao desenvolvimento urbano de Santos e proporcionando maior fluidez ao tráfego. Antes de sua existência, a Praça dos Andradas, no coração do centro da cidade, enfrentava um fluxo intenso de veículos, causando congestionamentos e dificultando a locomoção.
Com a construção do túnel, foi possível redistribuir esse tráfego, melhorando a circulação e facilitando o deslocamento tanto para moradores quanto para turistas que buscavam acessar o litoral.
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Além de sua importância funcional, o Túnel Rubens Ferreira Martins tornou-se um marco da arquitetura e engenharia viária da década de 50. O túnel representa o esforço do município para modernizar e adaptar a cidade ao crescimento urbano e ao aumento do número de veículos. A obra trouxe alívio ao centro da cidade, facilitando a entrada e a saída de Santos e incentivando o crescimento dos bairros em direção ao Jabaquara.
Hoje, o Túnel Rubens Ferreira Martins permanece um elo entre o passado e o presente da cidade, sendo essencial para o cotidiano de quem circula por Santos. A obra é um exemplo de como uma infraestrutura viária pode transformar a mobilidade urbana e apoiar o desenvolvimento de uma cidade.
Santos, ao preservar e valorizar essa construção histórica, celebra uma fase de crescimento e modernização que marcou a vida dos moradores da cidade e que segue relevante até hoje.
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Para aqueles que atravessam o túnel diariamente, talvez seja fácil esquecer o valor histórico dessa obra. No entanto, o Túnel Rubens Ferreira Martins não é apenas um caminho que liga dois pontos geográficos, mas um marco de uma época em que Santos enfrentava o desafio do crescimento urbano com inovação e determinação.
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