Iniciativa vem ganhando destaque em diversos países / Pixabay/Pexels
Continua depois da publicidade
Por conta do forte calor, as empresas responsáveis pelos trens costumam realizar um truque que não prejudica as linhas férreas, já que as temperaturas nelas podem chegar na faixa dos 60ºC: pintá-las na cor branca.
Como o ambiente desfavorável pode causar um fenômeno de instabilidade estrutural chamado flambagem (uma dilatação da estrutura férrea), que resulta no encurvamento das barras e comprometendo as operações, a pintura entra em ação.
Continua depois da publicidade
A cor branca é escolhida pelo motivo de conseguir reduzir a temperatura nos trilhos em até 6ºC, com tinta sendo aplicada na lateral, alma e patim (meio e parte inferior).
A técnica não é apenas utilizada no Brasil, mas também em países da Europa. No caso da Áustria, a empresa ferroviária ÖBB chegou a afirmar que os trilhos da cor branca reduziram entre 5 e 8 graus o seu aquecimento na via ferroviária.
Continua depois da publicidade
Atualmente o serviço está sendo realizado pela ViaMobilidade, na região da Grande São Paulo, mas é esperado que caso a proposta do trem que ligará a capital com as cidades litorâneas, a ação também poderá ser feita durante o verão.