Diário Mais

Conheça o triste fim da marca de tênis que fez a cabeça das crianças

A empresa alcançou seu auge ao lançar um modelo que piscava uma sequência de luzes a cada pisada no chão, virando uma febre nacional

Jeferson Marques

Publicado em 28/03/2025 às 14:03

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Le Cheval marcou a vida principalmente das crianças dos anos 90 / Foto de Burst/Pexels

Continua depois da publicidade

Quem viveu nos anos 80 e 90 com certeza se lembra da fabricante de sapatos Le Cheval. Uma das marcas mais vendidas do Brasil, foi a primeira a fabricar um calçado para crianças com luzes que piscavam a cada pisada no chão. Mas, por qual razão uma empresa tão promissora e com aceitação do público encerrou as suas atividades?

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Le Cheval fechou as portas em 1996. Antes disso, vendia muitos calçados e era facilmente encontrada em lojas especializadas, sempre nas vitrines ou em destaque.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Se você tem o hábito de secar roupas ou tênis atrás da geladeira, é bom parar

• Conheça o jeito certo de tirar o chulé do tênis e não passar mais vergonha

Seus tênis de cano alto eram macios e de boa qualidade, além de serem muito em conta financeiramente. Um Le Cheval custava menos do que um Reebok, outra marca popular na época (mas essa existe até hoje).

Continua depois da publicidade

Luzes

A Le Cheval foi a primeira marca de tênis no Brasil a fabricar um calçado para crianças com luzes que piscavam a cada pisada no chão. E não precisamos dizer que isso virou uma febre, né? A molecada adorava colocar o calçado e sair dando muitas pisadas por aí, enquanto parte do entorno do tênis piscava de forma bem brilhante e chamativa. Era realmente lindo.

Com o tempo essas luzem perdiam o brilho e não era possível trocá-las. Só comprando um Le Cheval novo. Ah, também não podia molhar o tênis - uma poça de água já era suficiente para estragar as luzes -.

O triste fim

A empresa decretou falência em 1996 e fechou as portas sem pagar funcionários ou fornecedores, e ainda recebeu um processo da Adidas, que pedia indenização de R$ 2 milhões acusando a Le Cheval de ter imitado as suas criações.

Continua depois da publicidade

Em 2019 a Justiça leiloou móveis e maquinários da marca e arrecadou um valor para começar a quintar as pendências financeiras primeiro com os ex-funcionários. Infelizmente alguns deles já haviam falecido sem nunca ter recebido os seus direitos.

Hoje só é possível encontrar tênis da marca pela internet, e normalmente usados.

E por falar em tênis, você sabia que é errado deixá-lo secando atrás da geladeira?

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software