Forma de relacionamento tem se popularizado cada vez mais pela Geração Z / Suzanne Prinsloo/Pexels
Continua depois da publicidade
Cada vez mais os relacionamentos amorosos ganham novos rótulos, principalmente pela geração Z. Entre essas novas classificações está o termo "throning", que envolve pessoas que namoram não por amor, mas pelo status social.
Embora o termo pareça comum, pois essa atitude sempre existiu desde o início dos tempos, segundo uma pesquisa recente, ele significa "namorar alguém que aumente sua reputação apenas por associação".
Continua depois da publicidade
De acordo com um estudo divulgado pela revista Science Advances, os usuários de aplicativos de namoro procuram encontrar um par cerca de "25% mais desejável que eles".
A pesquisa também indicou que, mesmo com a parceria soando como algo benéfico entre as duas partes, a entronização pode levar a relacionamentos superficiais e insatisfatórios para ambas as partes.
Continua depois da publicidade
Neste cenário, as mídias sociais servem como as principais pontes para estes relacionamentos, pois é onde as pessoas exibem seus status sociais mais elevados publicamente, o que faz com que pareçam ou possam ser mais desejáveis.
Uma pesquisa com 1.000 usuários solteiros de um aplicativo de namoro on-line teve 9% dos entrevistados admitindo terem usado o relacionamento como álibi para aumentar o status social.
Enquanto 27% acreditam que seus parceiros os usaram como um meio de crescer socialmente.
Continua depois da publicidade
Além do "throning", outro rótulo de relacionamento bastante popular entre a geração Z é a 'Agamia'. O termo, inclusive, chega a "assustar" os mais velhos.