09 de Outubro de 2024 • 22:15
Embora sua inauguração oficial tenha ocorrido em 1532, estudos indicam que o local já era utilizado por volta de 1510 / Reprodução/YouTube Drone 4K
Localizado em São Vicente, no litoral de São Paulo, o Porto das Naus guarda uma importante parte da história do Brasil colonial. Situado próximo à famosa Ponte Pênsil, na área continental da cidade, o porto teria sido o primeiro trapiche alfandegário do país, oficialmente instalado por Martim Afonso de Sousa em 1532.
Embora sua inauguração oficial tenha ocorrido nesse ano, estudos indicam que o local já era utilizado por volta de 1510. Personagens históricos como João Ramalho, Antônio Rodrigues e o Bacharel de Cananeia teriam se beneficiado das instalações para suas atividades. No entanto, o Porto das Naus enfrentou seu declínio apenas algumas décadas após sua criação.
Em 1540, o assoreamento da entrada da barra da baía de São Vicente impediu a navegação de embarcações de grande porte, o que comprometeu seriamente as operações portuárias na região. A concorrência com o porto de Santos, que contava com uma posição geográfica mais favorável e segura, foi outro fator que contribuiu para a obsolescência do Porto das Naus.
Mesmo abandonado, o local continuou a ser lembrado pela sua importância histórica. Em 1977, o Governo Estadual, por meio do Condephaat, tombou as ruínas do porto, reconhecendo oficialmente o valor do local.
Junto com o tombamento, surgiram promessas de recuperação das ruínas, mas essas intervenções nunca foram realizadas, e o que subsiste hoje são vestígios desse marco do início da colonização.
Em 2010, uma equipe do Centro Regional de Pesquisas Arqueológicas (Cerpa) realizou um trabalho arqueológico no local. Na primeira fase de escavações, foram encontrados mais de 400 fragmentos de peças ligadas ao engenho que funcionava nas proximidades.
Entre os achados, destacam-se pedaços de formas de pão de açúcar e tanques de caldo de cana, com raios de 2,2 metros e 1,5 metro, usados para a produção de melado.
Apesar de seu estado atual, o Porto das Naus continua a ser um ponto de interesse histórico, representando o primeiro passo do Brasil na construção de sua infraestrutura portuária.
Cotidiano
Deputados estaduais aprovaram ontem o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a firmar uma parceria-público-privada para a obra, que deve custar R$ 6 bi
Cotidiano
A lista de benefícios é vasta, mas dois têm bastante destaque e garantem muita ajuda para quem realmente precisa