Zack Snyder, sua esposa Deborah, a atriz Sofia Boutella com membros do Portal e fãs durante o Tudum / Vans Bumbeers/Reprodução
Continua depois da publicidade
"Em janeiro de 2021, queria entrevistar o Zack Snyder. Como tínhamos um amigo em comum, ele apenas o perguntou se eu 'era um cara legal?'. Ao receber a confirmação, realizamos a nossa conversa via Zoom e resultou no lançamento de 'Liga da Justiça de Zack Snyder' no Brasil". Foi aí que o Engenheiro de Software, Andre Guilherme Pagliani, percebeu que o Portal Zack Snyder não seria apenas um site sobre o cineasta.
Antes dessa situação inusitada acontecer, Andre começou a notar que às páginas da DC e de cultura pop brasileiras não traziam notícias verídicas e apuradas sobre as obras do cineasta, que na época estava em um cenário duvidoso em relação ao Universo da Liga da Justiça.
Continua depois da publicidade
Foi em setembro de 2020 que ele notou que era a hora de abrir o Portal Zack Snyder e não ser apenas uma página de fã clube, mas um espaço para informações verídicas e apuradas.
"No começo alimentava o site sozinho, mas aos poucos vários portais do mundo começaram a creditá-lo como fonte de notícia. Inclusive usavam trechos da minha entrevista com o Zack [Snyder]", comenta Andre.
Continua depois da publicidade
Diante da alta demanda, ele começou a expandir aos poucos e selecionar pessoas comprometidas e que pudessem realizar textos opinativos, editoriais, giro de notícias, comentar sobre cinema e até mesmo dar entrevistas.
Foi nessa procura que a estudante de jornalismo Ingrid Barboza apareceu. Apresentada ao universo de Zack Snyder por seu noivo, que é fanático por 'Batman vs Superman: A Origem da Justiça', ela se tornou fã de imediato. "Tínhamos uma tradição de ver todos os filmes do Zack Snyder anualmente", comenta Ingrid.
"Na época estava narrando um audiobook no Spotify e meu noivo comentou com o André. Foi aí que ele me fez uma proposta para entrar para o Portal", recorda.
Continua depois da publicidade
Outro membro assíduo da página, o jornalista Lucas Venancio, se juntou à página em 2022, mas já a acompanha desde a sua abertura.
"Passei a utilizar o X (antigo Twitter) para engajar e demonstrar meu apoio aos movimentos para lançar os cortes do diretor de 'Liga da Justiça' e 'Esquadrão Suicida' do David Ayer. Uma das comunidades que acompanhava era o Portal Zack Snyder, que logo abriu um grupo no Telegram para os seguidores conversarem sobre o cineasta. Esse foi um dos meus grandes passatempos para distração durante a pandemia", recorda Lucas.
De acordo com Andre, a página começou a ser respeitada e ganhar credibilidade no período do lançamento de 'Liga da Justiça de Zack Snyder", pois além de terem poucos seguidores, era descredibilizada por ser uma página segmentada.
Continua depois da publicidade
"Caçoavam de nós por sermos uma página pró-Snyder, o que perdura até hoje, mas isso não nos ofende. Inclusive, outros portais do mesmo segmento nos isolavam e usavam nossas notícias sem nos creditar", comenta André, que deixa claro sobre a grande parte do desprezo vir dos próprios brasileiros.
"É interessante dizer que os gringos nos consideram uma fonte confiável de notícias, mais até que os próprios brasileiros. Aqui há uma cultura viciante de ódio desmedido ao Snyder, que nunca compreenderemos".
De acordo com Andre, em época de desenvolvimento e lançamento das novas produções do cineasta, a página possui uma média de 25 mil acessos por artigo ou notícia.
Continua depois da publicidade
Diante do crescimento, a Netflix tratou de contactá-los para uma parceria para divulgação de 'Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo', durante o Tudum, em 2023. Seria a primeira vez de Zack Snyder, sua esposa Deborah Snyder e da atriz Sofia Boutella em São Paulo.
O Portal ficou responsável por organizar um Meet & Greet com o trio e alguns fãs, com direito a uma parte da equipe ir até o hotel assistir em primeira mão uma prévia do título com o próprio Zack, durante um café da manhã.
"Foi bem restrito, para cerca de 20 pessoas do mundo todo. Legal que lá estavam presentes alguns trajes originais das filmagens, mas não podíamos falar nada durante meses sobre o que vimos", recorda Lucas, sobre um passo importante do Portal.
Continua depois da publicidade
"Após a exibição das cenas, o café continuou rolando e conversamos com Zack de forma descontraída sobre o filme. Nossa equipe, que chamamos de 'Justice Rebel Army', preparou camisetas personalizadas para esse momento."
Horas depois, o Portal ainda levou alguns fãs a um Meet & Greet exclusivo com o casal Snyder e a própria Boutella, no Auditório do Ibirapuera, onde acontecia o Netflix Tudum. Além do encontro, eles ainda levaram pôsteres autografados.
Seis meses depois, o Portal realizou uma segunda entrevista com o diretor, onde o próprio confirmou que viria novamente ao Brasil para a CCXP23. A informação se tornou um furo, pois a própria assessoria do evento ainda não havia feito o anúncio oficial de sua vinda.
Continua depois da publicidade
Para aumentar mais a agitação do momento e por conta do ótimo resultado na ação anterior, a Netflix novamente entrou em contato com o Portal para uma série de ações com o elenco e equipe do filme, durante a CCXP23.
"Fomos convidados para auxiliar nas perguntas feitas no painel no Auditório Thunder da CCXP, uma ação de natal e um Meet & Greet que dava a oportunidade do fã ser dirigido pelo Zack, em um cenário do Universo de' Rebel Moon'". Além disso, o portal conseguiu levar quase 200 fãs brasileiros para o evento, na faixa.
A página ainda foi convidada para um churrasco com o próprio Zack Snyder, equipe e elenco de 'Rebel Moon'. Neste contexto, Ingrid teve uma das suas maiores responsabilidades, mas conseguiu tirar de letra por conta da simplicidade do cineasta e seus colegas.
Continua depois da publicidade
"Quando chegamos pra falar com ele [Zack], perguntamos se poderíamos gravar e ele foi super disposto a participar do vídeo, assim como a própria Deborah, sua esposa e produtora do filme. Também falamos com outro produtor, o Wesley Cooler, que pareceu feliz por termos o reconhecido", recorda Ingrid.
Já para 'Rebel Moon - Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes', o portal realizou nova ação para levar alguns fãs para assistir ao título em primeira mão no escritório da plataforma, no Brasil.
Após os resultados das parcerias de marketing realizadas com a Netflix, André acredita que estes foram os primeiros testes que os estúdios estão fazendo em torno de novas estratégias de divulgação.
"Muitos sites de fãs, apesar de extremamente dedicados, acabam sendo esquecidos. Mesmo que os estúdios ainda foquem em ampliar números e alcançar um público mais abrangente, penso que em breve perceberão as vantagens de direcionar esforços para públicos específicos", comenta.
"Se o Portal serviu de experimento, que mais sites, páginas e fã clubes possam ter essa oportunidade, e que nós, indiferente de qual estúdio o Zack estiver produzindo, continuemos a ser lembrados".
Após diversas polêmicas que levaram a Warner Bros a refazer o longa 'Liga da Justiça', em 2017, muito se falava que o cineasta Zack Snyder estava com sua versão prestes a ser finalizada. Só que essa informação foi tratada como lenda urbana por vários sites e pessoas.
Durante três anos, fãs e atores como Jason Momoa (Aquaman), Ben Affleck (Batman), Gal Gadot (Mulher-Maravilha) e Ray Fisher (Ciborgue) fizeram campanhas nas redes sociais para o corte ser disponibilizado. Apenas em 2020, a Warner cedeu e forneceu um orçamento mínimo para o cineasta finalizar o projeto para ser lançado na então plataforma HBO Max.
Como o serviço de streaming não tinha previsão exata de lançamento no Brasil, o Portal Zack Snyder encabeçou uma campanha para a versão ser lançada em terras brasileiras e contou com o apoio do próprio diretor.
Com quatro horas de duração, a produção conseguiu ser disponibilizada em março de 2021, nas plataformas on-demand nacionais.
Em seguida, uma nova ação foi feita pelos fãs em torno do filme, pois muitos queriam ter o título em Blu-Ray, e conseguiram que ele fosse lançado em setembro de 2021. Curiosamente, ela é até hoje a edição é a mais vendida na história da loja de mídia física da Amazon Brasil.
O Portal também realiza campanhas focadas no Centro de Valorização a Vida (CVV), semelhante a fundação gringa AFSP (Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio). Para isso, foi criada uma loja e diversos artistas doaram duas estampas, onde o valor arrecadado é revertido em doações para o CVV.
O próprio Zack Snyder conhece a iniciativa e apoia a campanha, uma vez que ele também se tornou adepto à causa depois de perder sua filha por conta da depressão, em maio de 2017, coincidentemente durante a pós-produção de 'Liga da Justiça'.