Diário Mais

Conheça o monumento das prostitutas brasileiras, onde graças são alcançadas

O local recebe a visita de moças solteiras quase todos os dias, além de flores e outros mimos levados por elas

Jeferson Marques

Publicado em 28/04/2025 às 11:52

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O túmulo da Marquesa de Santos teria virado um local sagrado para prostitutas / Foto ilustrativa / Foto de Tatyana Doloman/Pexels

Continua depois da publicidade

Elas ganham a vida "divertindo" outras pessoas e, segundo a história, essa seria a profissão mais antiga do mundo. Estamos falando das prostitutas, que possuem um monumento "sagrado" onde pedidos são feitos e graças são alcançadas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O monumento tido com o templo sagrado das garotas de programa é o jazigo onde está sepultada a Marquesa de Santos, no cemitério da Consolação, em São Paulo. Mas qual a ligação de uma coisa com a outra?

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Prostituta relembra prazeres ao redor do Porto de Santos, no litoral de SP

• Aluno de escola em Portugal chama brasileiro de macaco e a mãe de prostituta

• Homem confessa furto de celular e diz que após a venda pagou prostituta em Santos

Amante

Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, nasceu em 1797, em São Paulo, e fez parte da nobreza da cidade naquela época, ficando muito famosa por ter sido a amante do imperador Pedro I do Brasil. Ela faleceu em 1867.

Dizem que em meados de 1900 as prostitutas que trabalhavam no Centro de São Paulo iam até o seu túmulo no cemitério da Consolação para pedir proteção, bençãos e milagres.

Continua depois da publicidade

Crédito / Domínio Público

Certa vez uma mulher, de identidade desconhecida, clamou aos pés da sepultura para que a Marquesa a ajudasse a encontrar o amor da sua vida, coisa que teria acontecido cerca de 2 semanas depois, o que fez com que ela voltasse ao cemitério e colocasse uma plaquinha de agradecimento na tumba: obrigada pela graça alcançada.

Continua depois da publicidade

Santa Popular

Depois disso, centenas de mulheres passaram a acreditar que a Marquesa de Santos, amante de Dom Pedro I, teria se tornado uma santa popular, e as visitações ao seu mausoléu aumentaram consideravelmente, tendo que as administrações passadas da necrópole ter de proibir a colocação de placas ou faixas de agradecimento às graças ou milagres.

Dias atuais

O túmulo da Marquesa de Santos segue sendo um dos mais visitados do cemitério da Consolação, recebendo flores e demais mimos todas as semanas. 

Funcionários afirmam que é normal mulheres sozinhas ficarem por bastante tempo orando na sepultura, mas não sabem dizer se são garotas de programa pedindo proteção e bençãos ou moças que ainda querem encontrar o seu príncipe encantado.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software