Fernanda Torres e Selton Mello em cena do longa / Sony Pictures/Divulgação
Continua depois da publicidade
É um fato que "Ainda Estou Aqui" será indicado ao Oscar 2025, como melhor filme estrangeiro. Estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e uma ponta de Fernanda Montenegro, a produção de Walter Salles ("Central do Brasil") vem conquistando os seus espectadores.
Só que muitos não se lembram que os atores citados já estrelaram outro filme que chegou a ser indicado ao careca de ouro.
Continua depois da publicidade
Lançado em 1997, o drama "O Que é Isso Companheiro" chegou a ser um dos concorrentes ao prêmio em 1998, mas perdeu para o drama belga-holandês "Caráter".
Baseado em fatos reais, a trama foi inspirada no livro do jornalista e político Fernando Gabeira (interpretado aqui por Pedro Cardoso) e mostra o período onde ele e seu amigo César (Selton Mello), decidem apoiar a luta armada contra a ditadura militar no final dos anos 60, após o anúncio do AI-5.
Continua depois da publicidade
Após se alistarem em um grupo guerrilheiro (cuja uma das líderes é interpretada por Fernanda Torres), César é ferido e capturado por militares.
Nesta situação, o grupo resolve sequestrar o embaixador dos Estados Unidos do Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade do companheiro e outros presos.
Além dos citados, o elenco ainda conta com outros nomes conhecidos como Luiz Fernando Guimarães, Cláudia Abreu, Nelson Dantas, Matheus Nachtergaele, Marco Ricca, Eduardo Moscovis e Caio Junqueira.
Continua depois da publicidade
Durante o período da ditadura, no começo dos anos 70, o ex-político Rubens Paiva (Selton Mello) é levado por militares e desaparece.
Diante de um cenário de incertezas, sua esposa Eunice (Fernanda Torres) começa uma busca pelo seu paradeiro.
"Ainda Estou Aqui" segue em cartaz nos cinemas brasileiros, enquanto "O Que é Isso Companheiro" pode ser conferido na plataforma da Amazon Prime Video.
Continua depois da publicidade