Diário Mais
Apesar de adaptado ao clima brasileiro, o cultivo ainda é desafiador, já que a produção é baixa, em média, menos de 1 kg por colheita
Limão-caviar (Citrus Australasica) é assim chamado por que guarda em seu interior pequenas esferas que lembram ovas de peixe / Reprodução/Árboles de Mallorca
Continua depois da publicidade
Pensa em um limão diferentão e caro! Se você nunca viu e nem comeu, saiba que tem um preço bem azedo, pois o fruto pode chegar a R$ 800 o quilo. É mole? Mas ainda pode subir mais, pois a fruta vem conquistando espaço nos cardápios mais sofisticados do país.
Primeiramente, vamos saber do nome. O limão-caviar (Citrus Australasica) é assim chamado por que guarda em seu interior pequenas esferas que lembram ovas de peixe.
Continua depois da publicidade
É exótico, originário da Austrália e de aparência esquisita em relação aos outros, pois ao invés de redondo, possui o formato alongado, mede cerca de cinco centímetros de comprimento por dois de altura.
Esse arbusto ou arvoreta espinhosa de sub-bosque que é nativo da floresta úmida e subtropical úmida da região costeira de Queensland e Nova Gales do Sul, Austrália, também é conhecido como caviar vegetal ou lima-dedo.
Continua depois da publicidade
Apesar de adaptado ao clima brasileiro, o cultivo ainda é desafiador, já que a produção é baixa, pois cada árvore frutifica apenas uma vez por ano e produz, em média, menos de 1 kg.
A manutenção também é difícil, pois utiliza-se adubos especiais que podem pesar no bolso e a planta tem que ser irrigada três vezes por semana, para manter a umidade do solo, isso dependendo da região do país, é claro.
Ah! A poda anual também é importante, para que todos os galhos recebam luz igualmente.
Continua depois da publicidade
Na cozinha, o limão-caviar pode dar um visual sofisticado e um “boom” de sabor, pois é utilizado principalmente na finalização dos pratos. Além do nome já dar valor, ele agrega textura, aroma e sabor cítrico, além de dar um toque visual interessante.
As esferas explodem na boca, fazendo um barulho único que proporciona uma experiência sensorial especial, à medida que são mastigadas. O suco da fruta é ácido e semelhante ao de um limão comum. As cascas do limão podem ser secas e usadas como uma especiaria.
Apesar de tudo isso, esse limão ainda é pouco conhecido no Brasil, mas a tendência é que a fruta conquiste cada vez mais espaço nas cozinhas brasileiras e no paladar dos consumidores.
Continua depois da publicidade
Se você nunca viu ou comeu, ao menos agora já ouviu falar.
Ele faz sucesso por onde passa. O limão-taiti é um ingrediente muito importante em diversas receitas. A cidade de Itajobi, localizada no interior do estado de São Paulo, leva esse amor a sério e se tornou a Capital do Limão-Taiti.
Com informações do Globo Rural.
Continua depois da publicidade