Diário Mais

Conheça o guará vermelho, ave-símbolo de cidade do Litoral de SP

Passeio para avistar as aves típicas dos manguezais está com inscrições abertas; saiba como participar

Luana Fernandes

Publicado em 25/10/2024 às 17:17

Compartilhe:

Guará vermelho ganha monumento na entrada de Cubatão / Isabella Fernandes/DL

A ave vermelha que gosta de manguezais, o guará, agora faz parte da identidade oficial da Prefeitura de Cubatão. Também conhecido como ibis vermelho, o animal já era considerado ave-símbolo da recuperação ambiental pela qual passou a Cidade nos anos 90.

Durante o pico de poluição da Cidade, um dos principais polos industriais do País, o guará-vermelho não se reproduzia ou passava pelos manguezais da Região. Ainda em tempos atuais, as aves também sofrem ameaça de extinção.

Com suas penas longas e coloridas de um vermelho intenso, o guará é um símbolo da biodiversidade brasileira e um indicador da saúde dos ecossistemas de mangue e estuário onde habita.

Atualmente, a ave recebe o devido reconhecimento em recentes obras executadas pela Administração Municipal. As muretas do Píer do Casqueiro, por exemplo, contam com uma silhueta do guará. Na entrada da Cidade, próximo ao novo acesso a Vila dos Pescadores, foi erguido um monumento com a ave vermelha.

Passeios para admirar o guará vermelho

Em Cubatão, é possível admirar as aves em passeio de barco monitorado. A Caiçara Expedições utiliza canoas canadenses silenciosas em um roteiro pelo estuário rumo ao manguezal da Cidade. Para se inscrever, só acessar o site www.caicaraexpedicoes.com.

“Através de uma canoagem contemplativa, chegaremos aonde nenhuma embarcação chega, beirando o manguezal e visualizando os seres que nele habitam, e as espécies de plantas específicas deste ecossistema. Podemos avistar diversas aves e também o famoso guará vermelho, ave símbolo de recuperação ambiental da cidade de Cubatão”, explica em suas redes sociais. As vagas para o passeio são limitadas.

Curiosidades sobre o guará vermelho

  • É uma ave que vive em colônias;
  • Alimenta-se de caranguejos, moluscos, peixes e outros animais marinhos;
  • É uma espécie monogâmica e os casais permanecem juntos por toda a vida, dividindo as tarefas de construção do ninho e cuidados com os filhotes;
  • A reprodução do guará ocorre durante o período chuvoso, que vai de dezembro a abril;
  • Apesar de ser considerado um símbolo da fauna brasileira, o guará está ameaçado de extinção devido à perda de habitat, caça, poluição e interferência humana nos ecossistemas costeiros.
     

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Sem Parar está com oportunidade de emprego em home office; veja detalhes

Empresa ainda oferta vários benefícios aos contratados

São Vicente

'Mansão do Medo' segue até o Halloween dentro de shopping no litoral de SP

Atração de terror está instalada no shopping Brisamar, em São Vicente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter