Narrativa se passou em boa parte dos locais conhecidos pela população do litoral de São Paulo / Divulgação
Continua depois da publicidade
O cinema brasileiro consegue, dentro do possível, conceber produções que chamam atenção de grandes prêmios. No caso "Sócrates", filmado no litoral de São Paulo, ele conseguiu receber indicações ao Oscar do cinema independente e levou seu protagonista a competir diretamente com nomes como Ethan Hawke e Joaquin Phoenix.
Inspirada na vida do diretor Alexandre Moratto, que também é responsável pelo roteiro com Thayná Mantesso, a trama acompanha o adolescente Sócrates (Christian Malheiros). Após o falecimento inesperado de sua mãe, ele começa a ter uma vida conturbada ao mesmo tempo em que se apaixona pelo misterioso Maicon (Tales Ordakji).
Continua depois da publicidade
Realizada pelo Instituto Querô com a Querô Filmes, as gravações aconteceram nas cidades de São Vicente e Santos.
Os membros da equipe foram inteiramente compostos por jovens que faziam parte da ação.Com produção executiva do cineasta indicado ao Oscar, Fernando Meirelles, o filme foi lançado comercialmente em 2018.
Continua depois da publicidade
Durante boa parte da trama, podemos ver diversos pontos conhecidos pela população do litoral de São Paulo como a divisa da praia do Itararé, o centro de São Vicente (com os camelódromos), a periferia do México 70 e até mesmo a subida do morro da Nova Cintra, aos arredores do campo do Jabaquara Atlético Clube.
"Sócrates" chegou a concorrer ao Independent Spirit Awards 2019, o Oscar do cinema independente, nas categorias de melhor ator para Christian Malheiros e ao prêmio John Cassavetes Award.
Só que ele perdeu para Ethan Hawke em "Fé Corrompida" e para o longa "En el séptimo día", respectivamente.
Ficou curioso para assistir "Sócrates"? Saiba que ele segue disponível no catálogo da Netflix.
Continua depois da publicidade