O quadro que ficou conhecido como o "Peixinho" foi pintado pela artista Leslie Amaral em setembro do ano 2000 / Divulgação/PMSS
Continua depois da publicidade
Quem já visitou a cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, provavelmente avistou o símbolo de um peixinho colorido.
Mas, o que muitos não sabem é a história por trás desse símbolo tão icônico.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, em fevereiro de 1998, a cidade recebeu, pela primeira e única vez, a maior regata de veleiros oceânicos do mundo. A Whitbread (atualmente Volvo Ocean Race) fez história e atraiu velejadores de diversas lugares para a região.
O quadro que ficou conhecido como o “Peixinho” foi pintado pela artista Leslie Amaral em setembro do ano 2000 a pedido de organizadores da etapa brasileira da Regata Whitbread.
Continua depois da publicidade
O quadro original foi doado para a prefeitura sebastianense, posteriormente, leiloado e arrematado pela própria família de Leslie.
O sucesso foi tanto que em 1999, o peixinho foi oficializado como símbolo turístico de São Sebastião, incluído até na Lei Orgânica Municipal. Outras cidades também possuem animais símbolos, como Cubatão com o guará vermelho.
Desde então, ele representa a cidade por todo mundo. Hoje a tela encontra-se no ateliê da artista em Tamboré
Continua depois da publicidade
O peixe pode ser encontrado em diversos produtos estampados com o colorido símbolo na praça do Artesão, na rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião.