Novo guincho promete não só reduzir o tempo de ação, mas também preservar o veículo de danos / Divulgação
Continua depois da publicidade
A tecnologia existe para facilitar a vida do ser humano. Mas nem todo mundo gosta quando ela age rápido demais. Assim está acontecendo em São Caetano do Sul, região do ABC paulista, onde uma nova abordagem para gestão de tráfego introduziu tecnologia de guinchos que promete revolucionar a remoção de veículos estacionados irregularmente ou em estado de abandono.
Parece até coisa de filme. E é. A ideia é a mesma já encontrada em países como Estados Unidos e Alemanha e já foi reproduzida em filmes de ficção. Um guincho “invocado” que consegue retirar carros em apenas 1 minuto de está estacionado.
Continua depois da publicidade
Os novos guinchos - que os moradores da cidade estão chamando de “transformers” - são importados da Alemanha. A adoção dessa tecnologia foi motivada pela necessidade de preservar a integridade dos veículos durante o processo de remoção. O método elimina o arrasto do automóvel, evitando danos especialmente em casos onde o carro está fechado e travado.
Além disso, o processo de descarregamento do guincho é realizado sem contato com o assoalho do veículo, diferentemente do método convencional, que utiliza empilhadeiras, pode causar avarias e dura cerca de 15 minutos. Os veículos recolhidos são encaminhados ao pátio municipal da cidade.
Continua depois da publicidade
A chegada desses guinchos modernos à cidade não foi precedida por uma campanha de divulgação da Prefeitura, o que gerou surpresa e certo receio entre os moradores. A população se deparou com os equipamentos operando diretamente nas ruas, e as informações sobre sua funcionalidade e eficácia se espalharam rapidamente - principalmente nas redes sociais, onde vídeos das remoções se tornaram virais.
Confira a seguir como o novo guincho funciona em um vídeo divulgados nas redes sociais:
Sanca Mil Grau | Hoje de tarde Guincho levando um carro na Alameda Porcelana | Instagram
Continua depois da publicidade
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura de São Caetano do Sul, a implementação dos novos guinchos visa não apenas a rapidez na remoção, mas também a segurança e a redução de danos aos veículos.
A pasta ainda enfatiza os benefícios da nova tecnologia, como a preservação da integridade dos veículos removidos e a redução significativa no tempo de remoção, o que pode contribuir para uma melhor fluidez do trânsito.