'As Sandálias do Pescador' é um dos mais populares títulos sobre o assunto / MGM/Divulgação
Continua depois da publicidade
O Papa Francisco tem sido um dos principais assuntos por conta de seu quadro de saúde delicado. Em meio a este clima de incertezas, o cinema desde sempre tratou de demonstrar este assunto de diversos ângulos e gêneros.
Diante disso, o Diário do Litoral separou algumas produções cinematográficas que não apenas retratam o período que o cardeal Bergoglio se tornou pontífice, como também cenários fictícios que englobam o próprio Papado.
Continua depois da publicidade
Confira a relação abaixo, lembrando que os locais onde estes títulos estão disponíveis podem sofrer alterações sem aviso prévio.
Disponível na Netflix
Continua depois da publicidade
A história mostra os bastidores da amizade inusitada entre o então papa Bento XVI (Anthony Hopkins) com o cardeal argentino Jorge Bergoglio (Jonathan Pryce), que iria se tornar o seu sucessor. Diante deste cenário, eles precisam superar suas diferenças e procurar construir um novo caminho para a Igreja Católica. A direção é assinada pelo brasileiro Fernando Meirelles ("Cidade de Deus").
Disponível nos cinemas
Indicado em oito categorias do Oscar, incluindo melhor filme, baseada na obra fictícia de Robert Harris, a história é centrada no cardeal Lawrence (Ralph Fiennes), que após o inesperado falecimento do atual papa, é encarregado de unir um grupo de sacerdotes para eleger seu sucessor. Em meio a um cenário com diversos líderes, segredos profundos começam a surgir e podem abalar a fundação da Igreja.
Continua depois da publicidade
Disponível na Amazon Prime Video
A trama é centrada na vida do cardeal Karol Wojtyła (Jon Voight), começando no período de sua juventude até quando se tornou o Papa João Paulo II. A trama ainda mostra pontos delicados de sua vida, como o atentado sofrido, sua influência global e destaque do seu papel na queda do comunismo da Europa.
Disponível na Amazon Prime Video
Continua depois da publicidade
Este não é necessariamente um filme sobre o papa, mas sim sobre o padre Gabriele Amorth (Russell Crowe), que era o exorcista oficial do Vaticano e chegou a realizar mais de 100 mil sessões durante a sua vida. Uma continuação vem sendo discutida nos últimos anos.
Disponível para compra e aluguel na Amazon Prime Video
Em meio a um cenário de incertezas diante da conclave, o bispo Kiril Lakota (Anthony Quinn), um político russo recém-liberto do cativeiro, é escolhido para liderar a Igreja Católica. Por conta desse fator, ele é chamado para intervir na crise entre a Rússia e a China.
Continua depois da publicidade