Diário Mais
Apesar de pequenos e pouco conhecidos, esses municípios são capazes de atrir e encantar todos os visitantes que por eles passarem
Os grandes atrativos turísticos não estão apenas nos maiores municípios / Divulgação/Prefeitura de Nova Castilho
Continua depois da publicidade
O Estado de São Paulo é extenso e rico em diversidade cultural, gastronômica e até mesmo geográfica. Com seu maior município, São Paulo, tendo 11,4 milhões de habitantes e o menor apenas 907 habitantes, segundo o censo de 2022, essa diversidade fica ainda maior.
Porém, os grandes atrativos turísticos não estão apenas nos maiores municípios. Os menores também são capazes de atrair e encantar os visitantes, seja com as suas belezas naturais ou com a sua fachada histórica repleta de cultura.
Continua depois da publicidade
Pensando nisso, a reportagem do Diário do Litoral reuniu os três menores municípios do estado de São Paulo e seus principais atrativos, para provar que essas pequenas cidades são tão encantadoras quanto as maiores.
Considerado o menor município do estado de São Paulo, Borá conta com apenas 907 habitantes, segundo o censo de 2022.
Continua depois da publicidade
Apesar do tamanho reduzido, a cidade localizada a 486 km da capital oferece diversas opções de lazer para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.
Uma curiosidade importante é que, por haver apenas 32 ruas, Borá não possui semáforos. Deste modo, ela consegue manter um ritmo de vida calmo e acolhedor.
Apesar de pequena, a cidade possui certa riqueza cultural com o seu Centro Histórico e a linda Igreja Matriz de São Sebastião.
Continua depois da publicidade
O turismo ecológico também tem a sua vez no município com as deslumbrantes cachoeiras do Jorjão e do Monjolo, grandes atrativos turísticos na cidade que atraem tanto munícipes quanto turistas durante o verão.
A gastronomia local também é rica, apesar de contar com poucos restaurantes, oferecendo uma experiência gastronômica única.
Os estabelecimentos utilizam ingredientes cultivados localmente, garantindo pratos autênticos e de sabores marcantes.
Continua depois da publicidade
A segunda menor cidade do estado conta com aproximadamente 1.062 habitantes, segundo o censo de 2022.
Com uma história que remonta a 1923, Nova Castilho é um destino encantador para quem busca tranquilidade e contato com a natureza no interior paulista.
A cidade surgiu a partir da doação de terras pela família Castilho, originando o povoado que mais tarde se tornaria município.
Continua depois da publicidade
Sua emancipação ocorreu em 1995, sendo oficialmente instalada em 1997, tornando-a uma cidade relativamente jovem.
Situada na região noroeste do estado de São Paulo, Nova Castilho oferece um clima tropical agradável e paisagens marcadas por áreas verdes e vastas plantações de cana-de-açúcar.
Com uma altitude de 408 metros, o município proporciona vistas privilegiadas e um ambiente ideal para passeios ao ar livre.
Continua depois da publicidade
A cidade se destaca também pelo alto índice de escolarização, alcançando 100% entre crianças de 6 a 14 anos no último Censo de 2010.
Além do charme rural, Nova Castilho mantém viva a tradição agropecuária, com forte presença da criação de gado leiteiro e do cultivo de cana-de-açúcar.
Os visitantes podem conhecer de perto a rotina do campo e aproveitar eventos culturais que promovem a integração entre moradores e turistas.
Continua depois da publicidade
Pequena, mas acolhedora, a cidade é um verdadeiro refúgio para quem deseja explorar as riquezas do interior paulista e viver momentos de paz e conexão com a natureza.
A pouco mais de 550 km da capital, o município encanta os visitantes que desejam um turismo rural.
A menos de 160 km da cidade de Nova Castilho, está Castilho, cidade considerada 'porta de entrada' para o pantanal paulista e riquíssima em beleza natural.
Continua depois da publicidade
Outra peculiaridade existente na região de Castilho é o varjão, uma área de preservação permanente, riquíssima em argila e cujas águas repletas de aguapés ocultam um verdadeiro berçário natural para centenas de espécies de peixes e, é claro, para predadores como jacarés, cobras, garças e outros pássaros.
Outras espécies animais como a capivara, anta e o tamanduá bandeira também são encontrados esporadicamente na área, embora seu avistamento tenha se tornado cada vez mais raro nos últimos anos.
Com uma população de 1.387 habitantes, a cidade de Uru está na terceira posição das menores cidades do estado de São Paulo.
Com cerca de 8 km de margem do Rio Tietê, e diversos afluentes, o município localizado a 415 km da capital tem uma das mais belas paisagens fluviais do interior paulista, atraindo milhares de turistas anualmente.
A cidade de Uru é popular por seu foco em turismo de pesca, atraindo inúmeros entusiastas do esporte anualmente, com o Campeonato Anual de Pesca Esportiva sendo um dos principais eventos da região.
Com isso, Uru ficou popularmente conhecida como ‘a cidade da pesca’.
Sua gastronomia diferenciada também é responsável por atrair visitantes de todo o estado. Na agricultura destaca-se a produção de pimentas e frutas.
Já na manipulação de alimentos in natura destacam-se a produção de condimentos, transformação de alimentos temperados e produção de polpa de frutas.
Todas essas cidades, apesar de pequenas e pouco conhecidas, oferecem grandes oportunidades de exploração, tornando evidente a riqueza e diversidade do Estado de São Paulo.