Diário Mais
Levantamento de site especializado aponta a cidade como uma das mais procuradas por turistas que gostam de praia e contata com a natureza
Itanhaém tem 14 praias somando uma extensão de 26 quilômetros / Divulgação/PMI
Continua depois da publicidade
O Litoral Sul é uma das regiões mais procuradas durante a temporada de verão. Entre as cidades, Itanhaém se destaca como o segundo destino mais procurado entre 2023 e 2024, segundo levantamento da Booking.com.
Estrategicamente localizada a aproximadamente 110 km da capital paulista, a cidade atrai visitantes com sua combinação única de lindas praias, rica história e cultura. O crescente interesse por Itanhaém reflete a tendência de viagens para destinos próximos aos grandes centros urbanos. A acessibilidade facilitada e a diversidade de opções de lazer atraem viajantes em busca de um refúgio para desfrutar das férias de verão.
Continua depois da publicidade
A pesquisa da Booking.com baseou-se nas buscas realizadas por viajantes na plataforma entre 18 de setembro e 01 de outubro de 2023, para viagens programadas de 01 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024. Para comparação, foram analisadas as pesquisas entre 19 de setembro e 02 de outubro de 2022, para viagens de 01 de novembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023.
Parte deste destaque se dá pela disponibilização de um guia digital, um diferencial para otimizar a experiência de quem deseja explorar a região. O Destinos Inteligentes está disponível para download nas plataformas Android e iOS, além de contar com uma versão para desktop.
Continua depois da publicidade
Por meio do aplicativo, é possível acessar o inventário turístico da cidade e conferir o calendário de eventos, funções que buscam assegurar que todos estejam informados sobre as atividades culturais e recreativas de Itanhaém.
Itanhaém tem 14 praias, que somam 26 km, conhecidas principalmente por suas belezas naturais. Entre as mais populares estão as Praias dos Sonhos, do Cibratel e dos Pescadores, onde o fluxo turístico é intenso, principalmente, por suas ótimas balneabilidades durante o ano inteiro, onde os turistas podem realizar diversas práticas esportivas.
Nos fins de temporada e feriados, o Governo Municipal promove diversos eventos, como shows, esportes, aulas de dança, de ginástica e muito mais, tendo como objetivo agitar o público presente.
Continua depois da publicidade
Com cerca de 11,5km de extensão, a Praia de Itanhaém - também conhecida como Praião - compreende o trecho da Boca da Barra do Rio Itanhaém até a divisa com o município de Mongaguá. No entanto, em todo este percurso é possível encontrar vários nomes que foram dados pela população, associando a praia aos loteamentos.
Desta forma, encontramos nomes como Praia de Suarão, Praia do Verde-Mar, do Cibratel e Praia do Satélite, onde é possível encontrar remanescentes de dunas. Totalmente balneável, a Praia de Itanhaém é também um atrativo turístico por sua estrutura que oferece quiosques e dispõe de guarda-vidas durante todo o ano.
O ponto de encontro entre a praia e o rio Itanhaém é a Praia do Tombo, mais conhecida como Boca da Barra. Durante todo o ano é possível observar a alteração do relevo neste local, ora com grande quantidade de areia, ora com a força da maré indo de encontro ao degrau formado justamente pela retirada da areia pelas próprias correntes marítimas.
Continua depois da publicidade
É um local que durante o verão tem extensa faixa de areia, onde é possível praticar esportes, pescar, relaxar, tomar sol. É um dos locais mais tranquilos para passeios, onde pode-se apreciar o pôr-do-sol por sobre o Morro do Piraguyra. O nome lhe foi dado popularmente devido justamente ao “degrau” que se forma durante a influência das marés sobre a orla desse trecho de praia e margem esquerda do rio.
Seu nome está ligado à bucalidade do local, deserto e sossegado, por onde se caminha para atingir o cume do morro que forma, o Sapucaitava, de onde pode se obter lindíssimos visuais em seu cume. Caminhando pelo costão, acessa-se à Praia dos Pescadores.
A Praia da Saudade é localizada aos pés do Morro do Sapucaitava, e é acessada através da trilha, com entrada pela Rua Sebastião das Dores. A praia, na verdade, é o leito do rio aos pés do morro, e é protegida pelas formações rochosas como a Pedra do Carioca e o costão do morro que leva até o seu lado sul, atingindo a Praia dos Pescadores.
Continua depois da publicidade
A Prainha tornou-se Praia dos Pescadores. É um dos locais mais divulgados da cidade, pois tem seu panorama ligado à telenovela “Mulheres de Areia”, em sua primeira versão, transmitida pela extinta TV Tupi de São Paulo, durante os anos de 1974-75. O evento valeu ao local um monumento, esculpido por Serafim Gonzalez, em fibra, colocado em frente à Ilha das Cabras.
A praia tem cerca de 600 metros de extensão e é muito frequentada por surfistas, é neste pequeno trecho de mar entre o costão rochoso do Morro do Sapucaitava e a Ilha das Cabras que se verifica as melhores ondas para o surf, em meio a barcos de pescadores que a todo o momento entram e saem do mar em busca de peixes para comercialização nas barracas da praia.
Localizada entre a Praia do Cibratel e a Praia dos Pescadores, a famosa Praia do Sonho chama atenção pela bela paisagem, composta pela longa faixa de areia, rochas e área verde. Com 800 metros de extensão, nela está localizado dois dos pontos turísticos mais procurados, a Passarela e a Cama de Anchieta.
Continua depois da publicidade
A atração é próxima a outros pontos de visitação como a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que ao lado contém uma praça para observar a beleza natural do ambiente e o Morro do Paranambuco.
Não se trata de uma praia propriamente dita, mas uma outra pequena enseada quase aos pés do Morro do Paranambuco e o costão da Praia dos Sonhos, após a Cama de Anchieta. Nesta praia, encontra-se a gruta Nossa Senhora de Lourdes, local de peregrinação religiosa. Em 1996 e 1997, verificou-se a presença de grandes tartarugas marinhas, que a caminho de algum local, aportam ali para comida e descanso.
A Praia do Suarão está localizada no bairro do mesmo nome, trecho assim denominado da Praia de Itanhaém. Ela está totalmente ligada à história.
Continua depois da publicidade
É denominada Praia do Cibratel, a porção da Praia de Peruíbe, no trecho compreendido no bairro que a defronta. Durante toda a extensão da Praia de Peruíbe no município de Itanhaém, popularmente a praia recebe o nome do loteamento em que está localizada a orla (Ex.: Praia do Cibratel, Praia das Gaivotas).
Na região em que é denominada Praia do Cibratel (ou ainda, Praia da Enseada, devido à pequena enseada onde se localiza o Pocinho de Anchieta), encontra-se quiosques, hotel e bares com pequena infraestrutura. Durante todo o ano possui ótima balneabilidade.
A Praia do Gaivota vai desde a divisa com o bairro do Cibratel II até a divisa com o município de Peruíbe, mais precisamente no Rio Piaçaguera, regato que deságua no mar, neste bairro. Há também uma pequena ilha em sua orla, onde é possível ver aves marinhas.
Continua depois da publicidade
A praia tem infraestrutura, já recebeu melhorias do projeto de Urbanização da Orla da Praia. O número de turistas que preferem esse lindo bairro está cada dia mais aumentando, e com isso a urbanização vem crescendo cada vez mais.