Diário Mais

Conheça as 4 rodovias que formam o Sistema Anchieta-Imigrantes

Administrado pela Ecovias desde 1998, o SAI recebe cerca de 40 milhões de veículos por ano e tem 176,8 quilômetros de extensão

Joseph Silva

Publicado em 21/08/2024 às 18:30

Atualizado em 21/08/2024 às 18:31

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Além de ser composto por 4 rodovias, o SAI possui ainda dois trechos de estradas complementares / Ecovias/Divulgação

Continua depois da publicidade

O sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) conta com algumas das rodovias mais antigas e de maior tráfego do estado de São Paulo. São cerca de 40 milhões de veículos utilizando o sistema composto por quatro rodovias e dois trechos de interligação.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Principal ligação entre a região metropolitana de São Paulo e o Porto de Santos, o sistema é composto pela Rodovia Anchieta (SP-150), a Rodovia dos Imigrantes (SP-160), a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-248/55) e pela Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), além dos trechos de interligação. Nos feriados prolongados, o SAI ganha as manchetes dos jornais com notícias sobre longas filas com trânsito pesado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Onde fica a Curva da Onça, um dos pontos mais perigosos da Anchieta?

• Roteiro 'Caminhos de Anchieta' é boa opção de lazer no Litoral de SP

• Qual é a rodovia mais antiga? Imigrantes ou Anchieta?

Anchieta (SP-150)

Inaugurada há mais de 70 anos, a Anchieta (SP-15) é a mais antiga e conta com 55,9 quilômetros. Sua operação teve início em 1947 e surgiu da necessidade da criação da primeira via expressa entre a capital paulista e o Litoral de SP. Historicamente, a Anchieta foi a principal rota de escoamento da produção industrial e agrícola de São Paulo ao porto. Atualmente, continua sendo uma das principais vias estaduais para o tráfego de cargas.

Imigrantes (SP-160)

Já a Imigrantes é considerada mais moderna por seu sofisticado sistema de túneis e foi inaugurada quase 30 anos depois da primogênita, em 1976. Com 58,5 quilômetros de extensão, ela também recebe grande parte do fluxo de interligação entre a Baixada Santista e a capital.

Continua depois da publicidade

Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-248/55)

A Cônego Domênico Rangoni, teve sua operação iniciada em 1973 e é uma das principais vias de acesso ao Porto de Santos. Ela tem 33,9 quilômetros de extensão, e é considerada estratégica para a logística do estado, ligando o complexo industrial de Cubatão e o Litoral de SP. 

Rodovia Padre Manuel da Nóbrega (SP055)

Mais longa das quatro, a Rodovia Padre Manuel da Nóbrega conta com 122 quilômetros, que vão desde a interseção com a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Cubatão, até Peruíbe. Inaugurada em 1959, a rodovia foi ampliada para atender ao fluxo entre as cidades litorâneas. 


Outros dois trechos de estrada complementam o sistema. A SP 059/150 (Interligação Baixada), com 1,8 quilômetro de extensão, que liga as rodovias as rodovias Anchieta, na altura do KM 59, e Imigrantes, no KM 62. E a SP 040/150 (Interligação Planalto), que possui oito quilômetros ligando as rodovias Anchieta e Imigrantes no alto da Serra, à altura do KM 40. 

Continua depois da publicidade

Desafios

O Sistema Anchieta-Imigrantes enfrenta desafios constantes, como os famosos congestionamentos em períodos festivos, queimadas, poluição, acidentes e constante necessidade de manutenção. Desde 1998, o SAI é administrado pela Ecovias e regulamentado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software