Os cupins costumam se proliferar principalmente nos períodos de verão / Petr Ganaj/Pexels
Continua depois da publicidade
Um dos grandes inimigos dos móveis e marceneiros são os cupins, pois eles costumam causar prejuízos em objetos de madeira e qualquer coisa que estiver realizada a base de celulose.
Mesmo que eles ajudem a decompor substâncias vegetais como folhas e restos de troncos, na aeração dos solos e na redistribuição de nutrientes, eles podem se instalar também em telhados, pisos e batentes, por conta do baixo teor de umidade.
Continua depois da publicidade
Como estamos em um período de verão bastante seco, a chance de proliferação dos cupins são maiores. Por isso, fique atento a cinco dicas bastante simples para controlar este problema.
Esse ponto deve ser estar atento principalmente durante a noite, pois se vier da madeira é possível que tenha cupins. Para isso, coloque um copo vazio na peça e espere alguns minutos. Caso ouça algo é possível que tenha até mesmo uma colônia no local
Continua depois da publicidade
Quando se há pó no chão, sem ser resultado de algum trabalho anterior, é sinal de que há cupins no local. Só que este pó não é da madeira, mas sim fezes do próprio cupim, retiradas de tempos em tempos da colônia.
Se atente sempre a umidade em superfícies de madeira, por isso sempre regule o ar-condicionado, cheque sempre as torneiras e sempre mantenha o espaço ventilado
Após terminar uma obra, o certo é não deixar restos ou sobras de madeira a mostra. Lascas, toras, portas, pisos e janelas do material podem atrair colônias de cupins, principalmente nos locais úmidos.
Continua depois da publicidade
Sempre que possível, verifique se há algum tipo de proliferação de cupins e caso comece a aparecer, o ideal é contratar um serviço de combate a pragas.