'The Chosen' conseguiu ser um sucesso no streaming e nos cinemas / Divulgação
Continua depois da publicidade
Após sua terceira e quarta temporada terem sido exibidas nos cinemas brasileiros, o quinto ano da série "The Chosen" continua a repetir o sucesso da produção dirigida por Dallas Jenkins. Em seus primeiros dias, foram vendidos 72,8 mil ingressos, com uma arrecadação de R$ 1,5 milhão.
Exibida em mais de 190 países, a produção só perdeu para "Um Filme Minecraft", mas superou títulos como "Branca de Neve", "Operação Vingança" e "Drop - Vingança Anônima".
Continua depois da publicidade
Por se tratar de uma série que foi readaptada para ser transformada em um filme, os capítulos são exibidos como um único produto.
Atualmente em cartaz nos cinemas, "The Chosen: Última Ceia" conta com os dois primeiros episódios da quinta temporada, com duração de 123 minutos.
Continua depois da publicidade
Já a segunda parte, com os episódios 3, 4 e 5, chegará às telonas nas próximas semanas. Enquanto isso, a terceira e última parte, com os capítulos finais, encerrará a temporada em maio.
A mesma estratégia foi adotada com a quarta temporada, que chegou recentemente ao streaming, cujas exibições duraram cerca de dois meses.
Considerada uma das séries mais populares da atualidade, a atração é exibida em 190 países, em todos os sete continentes, e quase sempre permanece entre as mais assistidas nas plataformas da Netflix, Prime Video e Roku.
Continua depois da publicidade
A princípio concebida por meio de crowdfunding, a primeira temporada obteve um orçamento de US$ 10 milhões, com doações de 16 mil pessoas.
Na época, a produção era realizada pelo estúdio independente Angel Studios (o mesmo de "O Som da Liberdade"), que acabou sendo encerrado após conflitos entre o estúdio e o diretor Dallas Jenkins.
Nesse cenário, a produção teve seus direitos adquiridos pela CW e pela Lionsgate, responsáveis pela distribuição e exibição dos episódios em suas plataformas e canais de televisão.
Continua depois da publicidade
Recentemente, porém, um acordo foi fechado com a Amazon MGM Studios, que não só terá prioridade e exclusividade na exibição do quinto, sexto e sétimo anos da produção, como também permitirá que Jenkins realize filmes, séries e outras atrações com sua produtora, 5&2 Studios, além de spin-offs de "The Chosen".
A história acompanha Jesus de Nazaré (Jonathan Roumie), sob a perspectiva das pessoas à sua volta, independentemente de suas crenças, origens e aparências.
Durante os episódios, acompanhamos ele e seus 12 discípulos (André, Bartolomeu, Filipe, João, Tiago, o maior, Judas Iscariotes, Judas Tadeu, Mateus, Simão, o Zelote, Simão Pedro, Tiago e Tomé), enquanto ele compartilha lições e ações de bondade por onde passa.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao Engenharia do Cinema, em 2022, Jenkins comentou que, diferente da produção dirigida por Mel Gibson ("A Paixão de Cristo"), em "The Chosen" o foco são as relações humanas de Jesus Cristo.
"A captação do Mel é mais violenta, com todo aquele sangue. Pretendo não apelar à tortura nas próximas temporadas, pois assim todos sentirão empatia por ele, apenas nessa hora".
Lembrando que, durante a produção da quinta temporada, em 2024, Gibson esteve nos sets de filmagem da série e repassou alguns conselhos técnicos para Jenkins.
Continua depois da publicidade
"The Chosen" está disponível para ser conferida nas plataformas de streaming da Netflix, Prime Video e no aplicativo "The Chosen", que disponibiliza os episódios da série nas versões dublada e legendada.