A Rodovia Padre Manoel da Nóbrega desempenhou um papel crucial no crescimento econômico e no desenvolvimento regional / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
A Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55) é uma das mais importantes vias do Estado de São Paulo, conectando a vibrante região da Baixada Santista ao interior paulista, passando por destinos turísticos e cidades com significativa importância econômica e cultural.
Construída para facilitar o acesso entre o litoral de SP e o Vale do Ribeira, a rodovia desempenhou um papel crucial no crescimento econômico e no desenvolvimento regional.
Continua depois da publicidade
A construção da SP-55 começou em 1951, mas, devido a vários contratempos, as obras foram paralisadas e só foram concluídas e inauguradas em 1961.
Essa inauguração foi um marco para a região, uma vez que, antes disso, as cidades costeiras como Itanhaém e Peruíbe eram acessíveis apenas por vias precárias, muitas vezes atravessando a areia das praias.
Continua depois da publicidade
Caso você não saiba, o Padre Manuel da Nóbrega chegou ao Brasil junto com Tomé de Souza para liderar todo o movimento religioso da colônia portuguesa no novo mundo. Em 29 de março de 1549, a expedição desembarcou nas ruínas da capela da Vitória.
A necessidade de modernização e aumento da capacidade de tráfego levou ao início da duplicação da rodovia em agosto de 1990, com a construção da pista do lado praia.
O primeiro trecho duplicado foi até Mongaguá. No entanto, a obra foi interrompida em novembro de 1993 devido a questões financeiras com o Governo Estadual.
Continua depois da publicidade
A duplicação prosseguiu com o trecho entre Mongaguá e o km 323, na entrada principal de Itanhaém, iniciando em fevereiro de 1997. A ampliação continuou com a duplicação entre Itanhaém e o viaduto na entrada de Peruíbe, que começou em agosto de 2001 e foi concluída em 2006.
Atualmente, a Padre Manoel da Nóbrega está duplicada entre Cubatão e Peruíbe. De Mongaguá até a Curva do 'S' na Praia Grande, a pista no sentido Capital conta com três faixas desde 2013.
No entanto, ainda existe um trecho de pista simples em mão dupla entre Peruíbe e Miracatu.
Continua depois da publicidade
A SP-55 estabelece uma conexão vital entre as cidades da Baixada Santista – Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe – e o Vale do Ribeira – Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu.
No final da rodovia, há um entroncamento com a Rodovia Régis Bittencourt, que facilita a continuidade da viagem em direção ao interior do estado e outras regiões.
Continua depois da publicidade