Após 1h30 de caminhada, é possível conhecer o Véu da Noiva / Reprodução/Youtube
Continua depois da publicidade
Você já se perguntou se tem praia em Cubatão? Pois saiba que existe sim! Na verdade, é uma ‘praia fluvial’, que fica localizada às margens da rodovia Piaçaguera-Guarujá. Trata-se do Parque Ecológico do Perequê, que possui piscinas naturais do Rio Perequê.
“Praia Fluvial” é um termo que refere-se a áreas ao longo das margens de rios, lagos ou cursos d’água, onde se desenvolvem espaços destinados ao lazer, banho e atividades recreativas.
Continua depois da publicidade
O Parque Ecológico do Perequê, que abriga a ‘praia de Cubatão’, também tem espaços para caminhada, piqueniques e áreas para prática de ecoturismo.
Na década de 1950, a cidade foi gravemente afetada pela instalação de pólos petroquímicos e a emissão de poluentes de forma descontrolada. Cubatão era conhecida como Vale da Morte.
Continua depois da publicidade
Em razão disso, nos anos 1990, foi colocado em prática um projeto de recuperação ambiental, no qual seriam criados três parques municipais.
Nele, o Parque Ecológico do Perequê foi criado e representou um marco no combate à degradação ambiental no município.
No verão, o local costuma receber cerca de 5 mil visitantes por mês.
Continua depois da publicidade
O acesso ao parque é feito por meio de uma trilha de aproximadamente 8km (ida e volta), com rochas, subidas e pedras escorregadias.
Ao longo da trilha, os visitantes podem aproveitar um 'poção', uma pequena queda d'água que fica antes da cachoeira.
Após 1h30 de caminhada, é possível conhecer o Véu da Noiva, uma cachoeira com quedas d'água com 80 metros de altura.
Continua depois da publicidade
O acesso ao local é feito por uma estrada marginal na altura do km 4 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no sentido Cubatão-Guarujá.
O parque funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita. Há um estacionamento para 100 veículos, com vigia na guarita.
É recomendado chegar cedo, perto das 8h, pois o movimento é menor e as trilhas são mais tranquilas.
Continua depois da publicidade
Guias locais podem ser contratados para acompanhar no trajeto e é aconselhado seguir à risca as indicações, sem sair da trilha.
Na mochila, é bom levar repelentes, protetor solar e sacos plásticos para lixo, além de lanches para comer no trajeto.
Continua depois da publicidade