Diário Mais

Conheça a história do piscinão mais famoso e frequentado do Brasil

Curiosamente, seu foco original não era exatamente ser um espaço para entreter e refrescar a população

Gabriel Fernandes

Publicado em 04/02/2025 às 17:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

'Piscinão' já chegou a receber mais de 60 mil pessoas em um único final de semana / Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Continua depois da publicidade

Considerada uma das mais populares áreas de lazer e entretenimento do Rio de Janeiro, o Piscinão de Ramos atrai diversos visitantes não apenas das 13 comunidades em seu entorno, mas do próprio Brasil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Realizado pelo governo estadual de Anthony Garotinho, em parceria com a Petrobras, o espaço foi inaugurado em dezembro de 2001, com o então nome 'Piscinão de Ramos'.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• VÍDEO: histórica pista de skate alaga e vira piscina no litoral de SP

• Cachoeira com piscina de borda infinita no litoral de SP é atração imperdível; conheça

• Complexo de luxo pertinho de SP terá piscina com mil ondas por hora; conheça

O intuito inicial do projeto tinha como foco a despoluição da Praia de Ramos, onde o plano consistia em construir uma barragem de pedras capaz de separar os canais que ligam o local à Baía de Guanabara, evitando que o local recebesse mais desejos.

Porém, como o espelho d'água da Baía é um patrimônio tombado, a execução da ideia original foi descartada. Foi então que a solução encontrada na época foi a criação de um lago artificial no mesmo ponto. 

Continua depois da publicidade

O piscinão foi construído com 26.414 metros quadrados, revestidos com uma camada de polietileno e com capacidade para 30 milhões de litros de água. Em um único final de semana, 60 mil pessoas chegaram se banhar no espaço

Montagem e limpeza

Utilizando-se da água do mar filtrada por uma estação de tratamento, ela passa por um tratamento especial para ficar própria para o banho.

Na ocasião, a água é puxada da Baía e passa pela estação que usa um sistema de flotação para transportar os resíduos sólidos e flocos para a superfície. Depois de remover o lodo, a água recebe um tratamento especial para ser desinfetada e ficar própria para o banho.

Continua depois da publicidade

Anualmente, o piscinão é fechado para ser esvaziado para limpeza e este procedimento ser realizado no local. O tratamento é de responsabilidade da Rio-Águas (Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro).

Alterações do nome

O nome 'Piscinão de Ramos' chegou a ser alterado duas vezes ao longo dos anos. A primeira em abril de 2002, onde passou a se chamar 'Parque Ambiental da Praia de Ramos', e a segunda em 2012, que foi alterada para 'Parque Ambiental Carlos Roberto de Oliveira 'Dicró'', em homenagem ao sambista falecido naquele ano. 

Além destes nomes, o piscinão também é conhecido como Praia de Ramos, Parque das Vizinhanças da Maré, Praia da Maré ou Piscinão da Maré.

Continua depois da publicidade

Localização

O Piscinão de Ramos está  situado na região do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, onde vivem cerca de 140 mil habitantes. 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software