Diário Mais

Conheça a história do Monumento aos Andradas, localizado no Litoral de SP

A princípio ela não estava prevista para ser instalada no local onde sempre esteve

Gabriel Fernandes

Publicado em 24/09/2024 às 20:50

Compartilhe:

Monumento aos Andradas é um dos mais famosos de Santos / Divulgação/PMS

Um dos mais populares de Santos, o Monumento aos Andradas nem sempre esteve previsto para estar no bairro do Gonzaga. A princípio ela seria instalada na praça José Bonifácio, no centro do município. 

A construção tem como intuito homenagear os irmãos José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência; Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva, responsável para que o Brasil alcançasse sua autonomia política e administrativa. 

História

De origem francesa, o projeto chegou a concorrer com outros dez antes de chamar atenção do público e de parte da crítica especializada, que também era composta pelo pintor Benedicto Calixto. A princípio, as propostas foram apresentadas no formato de maquetes, organizadas em um armazém, no período de setembro a outubro de 1920.

Com a presença do então presidente da República Epitácio Pessoa e do governador Washington Luís, a pedra fundamental da homenagem aos Andradas foi lançada em 22 de agosto de 1921. Já a sua inauguração aconteceu em 07 de setembro de 1922, durante a comemoração do centenário da Independência do Brasil.

O responsável pelo monumento foi o escultor Antonio Sartori. Concebido em granito, com figuras e ornamentos de bronze, ele destaca os elementos étnicos que compõem os brasileiros e os fatos primordiais da Independência. 

Na arte, os irmãos Andradas estão trajados de acordo com os cargos que ocupavam no período da proclamação: 

- José Bonifácio, com a farda de 1º ministro
- Martim Francisco, com o uniforme de coronel de engenheiros 
- Antonio Carlos, com a toga de magistrado.

Propósito

A obra também tinha como intuito ser um esforço para criar uma memória regionalizada, com foco na importância dos paulistas e de São Paulo para a separação do Brasil de Portugal, na Proclamação da Independência e na construção da própria identidade nacional.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Campanha contra pátio de caminhões em cidade do litoral de SP chega à Brasília

Ministro Alexandre Padilha recebeu um documento, assinado por entidades e representantes de bairros de Cubatão, pedindo o impedimento da instalação do pátio de caminhões

Esportes

Corinthians vence o Fortaleza e vai para a semifinal da Sul-Americana

Timão já havia vencido a partida de ida

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter