Don Adams em cena de 'Agente 86' / NBCU Photo Bank/Divulgação
Continua depois da publicidade
Ao ouvir o nome de Don Adams, quem viveu os anos 60 em diante, vai se recordar do personagem Agente 86, Maxwell Smart. Se na ficção ele trabalhava para a agência secreta C.O.N.T.R.O.L.E. e combatia os membros da K.A.O.S., fora das câmeras ele serviu na Segunda Guerra Mundial.
Durante a sua infância, Adams gostava de faltar as aulas para ir ao cinema. Só que nem sempre ele idealizou trabalhar nesta área, mas ser engenheiro.
Continua depois da publicidade
Com o começo da Segunda Guerra, ele juntou aos Marines e chegou a lutar em uma batalha na Guadalcanal, uma ilha da Samoa. Ele acabou sendo atingido por um atirador japonês e ainda contraiu a febre de Blackwater durante o serviço.
Depois de se recuperar em um hospital durante um ano, e sem condições de voltar ao campo de batalha, ele foi transferido para ser um instrutor da Marinha.
Continua depois da publicidade
Após retornar para casa, ele começou a sua carreira como comediante stand-up e se casou com sua então namorada Adelaide Adams (por quem ele herdou o sobrenome).
Com o sucesso de suas apresentações, ele venceu o prêmio Talent Scouts do Arthur Godfrey, em 1954. Por conta da popularidade, ele conquistou várias aparições no programa televisivo "Steve Allen Show".
Só que foi em uma das esquetes do "The Bill Dana Show", que seu personagem, o Detetive Byron Glick, fez nascer a primeiro indício para que ele interpretasse o Agente Maxwell.
Continua depois da publicidade
Em 1965, a NBC resolveu escalar Adams para estrelar a série de comédia "Agente 86". O agora ator aceitou de imediato o convite, apenas pelo envolvimento de nomes como Mel Brooks (que também lutou na Segunda Guerra), Buck Henry, e Leonard Stern.
Na companhia da Agente 99 (interpretada pela então modelo Barbara Feldon), a dupla transformou a atração em uma das mais populares comédias daquele período.
Durante as cinco temporadas, Adams foi reconhecido com três Emmys.
Continua depois da publicidade
Ele faleceu em 25 de setembro de 2005, aos 82 anos.
Vale destacar que em 2008, "Agente 86" ainda ganhou um pseudo-reboot nos cinemas, estrelado por Steve Carell e Anne Hathaway, nos papéis de Maxwell Smart e Agente 99.
O longa custou US$ 80 milhões e obteve uma bilheteria de US$ 230 milhões mundialmente.
Continua depois da publicidade